Lula critica Trump e defende soberania do Brasil em discurso em Porto Velho
Presidente brasileiro rechaça taxa de 50% sobre produtos brasileiros e afirma que soberania é um direito sagrado. Ele também compara a situação do país a uma mulher em busca de independência
PRESIDENTE DA REPÚBLICAO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu às críticas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre o Brasil, em um discurso em Porto Velho (RO). Lula afirmou que a soberania nacional é um "direito sagrado" e rebateu a justificativa de Trump sobre o déficit comercial entre os dois países para justificar a imposição de uma tarifa de 50% nas importações brasileiras.
Segundo Lula, a alegação de Trump é uma "mentira", e ele destacou que, no Brasil, o único responsável por tomar decisões sobre o país é o povo brasileiro. "O presidente americano deveria saber que aqui no Brasil só tem um dono para mandar no Brasil, é o povo brasileiro, ninguém mais", afirmou o presidente.
Além disso, Lula comparou a situação do Brasil à de uma mulher que busca independência financeira, ressaltando que o país quer liberdade para tomar suas próprias decisões. "Nós não queremos briga. Nós queremos independência e ser donos do nosso nariz", disse o presidente, explicando que o Brasil não deve aceitar uma relação desigual com os Estados Unidos.
As declarações de Lula ocorreram durante a cerimônia para anunciar investimentos federais em Rondônia, incluindo a nova fase do programa Luz para Todos, a construção de uma ponte binacional com a Bolívia e ações de reforma agrária no Estado.