Thais Porsch | 08 de agosto de 2025 - 18h15

Trump anuncia acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão

Países do Cáucaso firmam pacto por cooperação em energia, defesa e comércio após mediação dos EUA

MUNDO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa de uma reunião no Salão Oval da Casa Branca - (Foto: Alex Brandon/AP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (8) a assinatura de acordos bilaterais com a Armênia e o Azerbaijão para impulsionar o desenvolvimento conjunto em áreas como energia, defesa, comércio e tecnologia. A cerimônia aconteceu na Casa Branca, com a presença dos líderes dos dois países do Cáucaso do Sul.

Além da cooperação econômica e estratégica, o presidente Ilham Aliyev (Azerbaijão) e o primeiro-ministro Nikol Pashinyan (Armênia) assinaram um pacto intitulado “Acordo de Paz e Prosperidade”, simbolizando um novo capítulo nas relações entre os dois países, historicamente marcadas por tensões e conflitos.

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, cumprimenta o presidente do Azerbaijão, Alham Aliyev, em Abu Dhabi - (Foto: Mohamed Al-hammadi/AFP) 

“Armênia e Azerbaijão terão boa relação a partir de agora”, afirmou Trump durante coletiva ao lado dos líderes.

Em sinal de reconhecimento pela intermediação americana, Aliyev declarou que ele e Pashinyan pretendem apresentar um pedido conjunto para que Donald Trump seja indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela iniciativa.

O gesto marca uma tentativa concreta de reaproximação entre os dois países após décadas de disputas, especialmente em torno da região de Nagorno-Karabakh. A iniciativa é vista como um avanço diplomático relevante para a estabilidade do Cáucaso.