Thais Porsch | 08 de agosto de 2025 - 17h25

Trump promete anunciar ainda hoje local de encontro com Putin

Presidente dos EUA afirma que reunião será em lugar "muito popular" e sinaliza avanços em tratativas com a Rússia

RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Trump afirma que vai anunciar ainda hoje o local do encontro com Putin e diz que cessar-fogo na Ucrânia está sendo discutido. - Reuters/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 8, que o local do aguardado encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, será anunciado ainda hoje. Durante coletiva de imprensa com líderes do Azerbaijão e da Armênia, o republicano afirmou que o local escolhido deve agradar por “vários motivos”, sem dar mais detalhes.

Teremos uma reunião com a Rússia e anunciaremos o local. Acho que o local será muito popular por várias razões, mas vamos anunciar isso um pouco mais tarde”, disse Trump, mantendo o suspense.

Rumores veiculados por veículos da imprensa italiana indicam que o governo dos Estados Unidos chegou a sugerir Roma como sede da reunião, em conversas com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. No entanto, a proposta teria sido rejeitada por Moscou, o que reacendeu as especulações sobre alternativas diplomáticas.

Trump também afirmou que Putin tem interesse em se reunir com os EUA "o mais rápido possível", indicando que os canais de comunicação entre as duas potências seguem ativos, mesmo em meio ao prolongado conflito na Ucrânia.

O republicano falou ainda sobre a possibilidade de um acordo de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, mencionando avanços em discussões sensíveis. “Estamos tentando recuperar parte do território e fazer algumas trocas”, disse, sem especificar quais regiões ou concessões estão em negociação.