Ação oferece inserção gratuita de DIU para prevenção da gravidez na adolescência em Campo Grande
Cerca de 90 mulheres em idade reprodutiva serão atendidas neste sábado (09) no Centro Saúde Delas; iniciativa foca em regiões com alta vulnerabilidade
SAÚDENeste sábado (09), o Centro Especializado Municipal II – Saúde Delas, em Campo Grande, será palco de uma ação voltada à saúde reprodutiva e à prevenção da gravidez precoce. Cerca de 90 mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva receberão o Dispositivo Intrauterino (DIU) gratuitamente.
A iniciativa tem como foco principal adolescentes, mas está aberta a todas as mulheres que se enquadram nos critérios. A inserção do DIU será feita por profissionais capacitados e com acompanhamento por ultrassonografia, garantindo segurança e conforto às pacientes.
De acordo com a superintendente da Rede de Atenção à Saúde, Ana Paula Resende, a ação é direcionada para populações de regiões que apresentam maiores índices de gravidez na adolescência, embora Campo Grande esteja abaixo da média nacional no panorama geral.
“Apesar de, em números absolutos, Campo Grande estar abaixo da média nacional quando se trata de gravidez na adolescência, temos regiões de vulnerabilidade socioeconômica que apresentam altos índices de atendimentos a meninas entre 10 e 19 anos que estão gestantes”, destacou Ana Paula.
As equipes de saúde dessas regiões realizaram uma busca ativa para identificar mulheres que desejam utilizar o DIU ou que já fazem uso de métodos contraceptivos com menor duração, como anticoncepcionais orais ou injetáveis.
Unidades com maior número de casos identificados
Entre as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Saúde que concentram o maior número de atendimentos a adolescentes gestantes, estão:
- USF Jardim Noroeste
- USF Moreninhas III
- USF Serradinho
- USF Paulo Coelho
- USF Los Angeles
- CF Portal Caiobá
- CF Iracy Coelho
- USF Coophavilla
- USF Mário Covas
- USF Aero Rancho
Por que o DIU de cobre?
O DIU utilizado na ação será o modelo de cobre, método não hormonal, seguro, reversível e com duração de até 10 anos. Por não conter hormônios, é uma opção viável para mulheres que têm contraindicações para contraceptivos hormonais ou preferem métodos de longa duração.
O procedimento será realizado com o suporte de ultrassonografia no momento da inserção, permitindo acompanhamento imediato e garantindo mais segurança para a paciente. A ação contará com uma equipe treinada para realizar os atendimentos de forma acolhedora e eficiente.
Agendamento e funcionamento
A ação será realizada exclusivamente para mulheres que agendaram previamente a inserção do DIU por meio de um link disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde e que confirmaram o atendimento via telefone. Os procedimentos terão início às 7h30.