Assessoria - Renata Rirossi | 08 de agosto de 2025 - 14h40

Lia Nogueira se destaca entre os deputados mais bem avaliados de MS

Deputada tem atuação reconhecida por iniciativas voltadas à população mais vulnerável, especialmente nas áreas da saúde e direitos sociais

DIRETO DO GABINETE
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) - (Foto: Luciana Nassar)

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) tem ganhado destaque na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) por sua atuação próxima da população e por projetos voltados à saúde, inclusão social e defesa das mulheres. Uma pesquisa recente do Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems), em parceria com o jornal Correio do Estado, aponta a parlamentar entre os nomes mais bem avaliados do Legislativo estadual.

Segundo Lia, o reconhecimento é resultado de um mandato construído com escuta e sensibilidade, voltado especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Nosso mandato é voltado para as pessoas que mais precisam. Trabalhamos com sensibilidade, ouvindo as famílias, especialmente aquelas que vivem situações difíceis e muitas vezes são esquecidas”, afirmou.

Recursos para saúde chegam a 16 municípios

Somente neste ano, Lia Nogueira destinou mais de R$ 2,2 milhões em emendas parlamentares para a área da saúde em 16 cidades do estado. Em Dourados, cidade-base da deputada, os recursos possibilitaram a contratação de um neuropediatra via SUS, uma antiga demanda das famílias com crianças atípicas.

Esse tipo de investimento, segundo ela, é uma demonstração clara de que a política pode e deve estar voltada para resolver problemas concretos. “Essas ações demonstram um cuidado especial com quem mais precisa, principalmente nas áreas com menos acesso a serviços básicos”, completou.

Projetos com foco em direitos sociais e inclusão

A atuação de Lia também é marcada pela proposição de projetos de lei que ampliam direitos e fortalecem a inclusão social. Entre os destaques estão:

Um dos exemplos citados pela parlamentar é a lei que concede desconto de 60% em eventos culturais para pais e responsáveis por pessoas atípicas. A medida é vista como um avanço na promoção da acessibilidade e do respeito às famílias que enfrentam desafios diários.

Lia Nogueira também tem sido ativa nas discussões sobre a infraestrutura de Dourados e no fortalecimento da educação superior no interior do estado. Uma de suas propostas mais relevantes nesse campo é a sugestão de criação do curso de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), como forma de ampliar o acesso à formação médica e melhorar os serviços de saúde na região.

Defesa das mulheres 

Durante todo o ano, e especialmente neste mês de agosto, que marca o combate à violência contra a mulher, Lia tem reforçado seu compromisso com políticas públicas que acolhem e protegem as mulheres. Além de participar ativamente de eventos que promovem a presença feminina na política, a deputada também foi homenageada por sua trajetória e contribuições públicas.

“Nossa forma de fazer política é ouvindo e buscando ações concretas, que mostram que é possível transformar a vida das pessoas com responsabilidade e empatia”, concluiu.