São Paulo pressiona CBF por áudio do VAR após expulsão de Rafael contra o Athletico-PR
Clube questiona decisão de cartão vermelho com apenas três minutos de jogo e quer transparência sobre comunicação da arbitragem
COPA DO BRASILO São Paulo quer que a CBF divulgue o áudio da comunicação do VAR no lance que resultou na expulsão do goleiro Rafael, logo aos três minutos, na derrota para o Athletico-PR pela Copa do Brasil. A decisão, tomada pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima, alterou todo o planejamento do técnico Hernán Crespo.
De acordo com a CBF, a comissão de arbitragem não recebeu solicitação formal do clube até o momento.
O lance polêmico ocorreu quando Viveros recebeu um lançamento e ficou frente a frente com Rafael. O goleiro saiu da área para tentar interceptar, esticou a perna e teve contato mínimo com o atacante, que caiu após tentar o drible. A bola já não seguia diretamente para o gol, mas o jogador atleticano poderia recuperá-la com a meta livre.
O árbitro aplicou o cartão vermelho de imediato. Ele chegou a ouvir o que disse o árbitro de vídeo, Gilberto Rodrigues Castro Junior, mas não revisou as imagens no monitor e manteve a decisão tomada em campo.
Crespo afirmou que a expulsão mudou completamente o jogo, obrigando-o a substituir Rodriguinho por Jandrei para recompor o time. “Não quero falar da arbitragem. Sinceramente, não posso dizer se foi falta ou não. O cartão vermelho mudou tudo, condicionou o jogo. O Rafael me disse que não tocou em ninguém, mas estamos aqui para analisar o que aconteceu”, disse o treinador.
Nesta quinta-feira (7), a CBF divulgou áudios do VAR de três jogos da rodada de volta da Copa do Brasil: o empate entre Fluminense e Internacional, e as vitórias de Corinthians sobre o Palmeiras e de Botafogo contra o Red Bull Bragantino. Em todos os casos, a decisão de campo foi alterada após revisão no vídeo.
No dérbi paulista, Aníbal Moreno foi expulso por agressão a José Martínez após a chamada do VAR. Na partida em Bragança Paulista, um gol de Praxedes foi anulado por impedimento detectado na revisão. Já no Maracanã, o goleiro Fábio defendeu um pênalti cobrado por Alan Patrick, mas foi flagrado adiantando-se. Na segunda tentativa, o meia do Internacional converteu.
O São Paulo, por sua vez, aguarda um posicionamento da entidade e mantém a cobrança pela divulgação do áudio que pode esclarecer a decisão no jogo contra o Athletico-PR.