Menino morre após ser picado por escorpião escondido no tênis durante casamento em MS
Adryan Souza foi a segunda criança vítima fatal de picada em menos de uma semana no Estado; casos aumentam com início da temporada reprodutiva do animal
NAVIRAÍUm menino, 8, morreu após ser picado por um escorpião escondido dentro do tênis que calçava durante uma cerimônia de casamento em Naviraí, a 360 km de Campo Grande. O caso aconteceu no último sábado (2), mas a morte de Adryan Souza Martins foi confirmada no fim da tarde desta quarta-feira (6), após dias de internação em estado grave no Hospital Universitário de Dourados.
Adryan participava da cerimônia como pajem e, no momento da entrada das alianças, começou a gritar de dor. De acordo com relato da família, o escorpião caiu do calçado quando a irmã do menino tentou ajudar, sacudindo o tênis. A picada foi considerada grave e rapidamente comprometeu o estado de saúde da criança.
A morte de Adryan é o segundo caso trágico envolvendo crianças e escorpiões em menos de uma semana no Estado. No domingo (3), Valentina Macedo, também de 8 anos, morreu após ser picada no quintal de casa, em Chapadão do Sul, enquanto brincava com a irmã.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que Mato Grosso do Sul registrou 3.436 acidentes com escorpiões entre janeiro e junho de 2025. O soro antiescorpiônico está disponível em 67 municípios, mas somente em unidades hospitalares, o que torna o atendimento rápido ainda mais essencial.