André Maganha | 07 de agosto de 2025 - 10h00

Campo Grande terá fim de semana gelado e ativa ponto para acolher população em situação de rua

Temperaturas podem cair a 8°C e Prefeitura reabre estrutura no Parque Ayrton Senna; mais de 900 pessoas já foram acolhidas neste inverno

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura reativa abrigo emergencial no Parque Ayrton Senna para proteger moradores de rua do frio intenso em Campo Grande - (Foto: Divulgação)

Com a chegada de uma nova frente fria prevista para derrubar as temperaturas a partir desta sexta-feira (8), a Defesa Civil de Campo Grande emitiu alerta de frio intenso válido até o início da próxima semana. Os termômetros devem registrar mínimas de até 8°C no domingo (10), e entre 10°C e 11°C no sábado (9) e segunda-feira (11), segundo a previsão meteorológica.

Diante do cenário, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), vai reabrir o Ponto de Apoio para acolhimento noturno no Parque Ayrton Senna, a partir desta sexta-feira. A estrutura será ativada pela primeira vez em um fim de semana desde o início do projeto Inverno Acolhedor, no dia 28 de maio.

A medida segue o protocolo do programa, que prevê a ativação do atendimento emergencial sempre que a temperatura mínima prevista for igual ou inferior a 12°C, conforme alerta da Defesa Civil Municipal. A reabertura do espaço é regulamentada por resolução publicada no Diário Oficial do Município e conta com articulação da Superintendência de Política de Direitos Humanos e de Proteção Social Especial da SAS.

Atendimento estendido e reforço no Centro POP - Durante os dias de funcionamento, o Ponto de Apoio seguirá o horário padrão das demais fases do projeto: das 18h às 6h. A estrutura oferece abrigo emergencial para pessoas em situação de rua que não aceitam acolhimento permanente em unidades da rede socioassistencial.

Simultaneamente, o Centro POP também funcionará excepcionalmente neste sábado e domingo, ampliando a oferta de serviços. No local, a população em situação de rua terá acesso a café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de atendimento social, encaminhamentos e suporte para outras políticas públicas.

Desde o início do Inverno Acolhedor, em 28 de maio, 905 acolhimentos foram realizados no Ponto de Apoio. Durante esse período, mais de mil marmitas foram distribuídas, resultado de doações da sociedade civil, de entidades religiosas e da produção das merendeiras das unidades de acolhimento da SAS.