07 de agosto de 2025 - 09h35

VÍDEO: Corinthians elimina Palmeiras da Copa do Brasil em clássico marcado por expulsões e polêmicas

Com dois gols e atuação decisiva de Matheus Bidu, Timão avança às quartas de final e volta a vencer o rival em mata-mata; arbitragem de Daronco revolta comissão técnica do Verdão

FUTEBOL

A noite desta quarta-feira (6) foi de tensão no Allianz Parque. Em um clássico recheado de rivalidade e decisões cruciais, o Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 0 e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Mas o resultado em campo ficou em segundo plano diante da sequência de expulsões, reclamações e um pós-jogo marcado por protestos inflamados contra a arbitragem de Anderson Daronco (Fifa/RS).

O primeiro tempo teve sua virada nos acréscimos, quando Matheus Bidu marcou o gol que abriu o placar para o Corinthians. O lance, no entanto, gerou revolta imediata no banco palmeirense, que reclamou de uma possível falta sobre o goleiro Weverton. A insatisfação resultou na expulsão de João Martins, auxiliar técnico que comanda o time na ausência de Abel Ferreira.



Na súmula, Daronco relatou ter sido alvo de ofensas verbais graves por parte de João Martins, que teria gritado: "Foi falta lá no Weverton, c*****. Vai se f****, filha da p***, sempre você que faz m****, Daronco."* O árbitro ainda afirmou que, ao se dirigir aos vestiários durante o intervalo, foi novamente hostilizado. Segundo ele, João Martins gritava de forma agressiva: "Tem que ser preso, tem que ser preso, tem que ser preso."

A sequência de confusões continuou no segundo tempo. Vitor Castanheiras, outro auxiliar de Abel Ferreira, foi expulso após invadir o campo durante uma paralisação para contestar uma possível irregularidade. Mesmo após a ordem de saída, recusou-se a deixar o gramado.

Palmeiras tem dois jogadores expulsos e vê chance escapar - Além das expulsões na comissão técnica, o Palmeiras ainda sofreu com desfalques dentro de campo. Logo aos 14 minutos da etapa inicial, Aníbal Moreno foi expulso após atingir Emi Martínez com uma cabeçada, em lance fora da disputa da bola. O árbitro classificou o ato como "conduta violenta". Posteriormente, o próprio Martínez também acabou punido com cartão vermelho, por “jogo brusco grave”.

Com dois atletas a menos, o Palmeiras perdeu força e viu o Corinthians ampliar a vantagem na segunda etapa, novamente com Matheus Bidu. A pressão do time da casa se intensificou, mas não foi suficiente para evitar a eliminação. O Verdão precisava vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis, mas não conseguiu sequer balançar as redes.

Além dos problemas técnicos e das decisões controversas, a arbitragem relatou incidentes extracampo. Durante o segundo tempo, Daronco registrou que um carregador portátil foi arremessado em direção ao campo. Outros objetos, como um isqueiro, também chegaram a cair no gramado, embora não tenham sido incluídos na súmula oficial.