Da Redação | 06 de agosto de 2025 - 19h57

GM e Hyundai anunciam desenvolvimento conjunto de cinco veículos a partir de 2028

Montadoras irão produzir SUV, picapes e van elétrica para mercados das Américas do Sul, Central e do Norte

PARCERIA
Modelos entrarão no mercado a partir de 2028, incluindo uma nova geração de van comercial elétrica, que será lançada na América do Norte - (Foto: Divulgação)

A General Motors e a Hyundai Motor Company anunciaram nesta quarta-feira (6) os planos para o desenvolvimento conjunto de cinco veículos, com lançamento previsto a partir de 2028. O acordo representa um avanço na parceria estratégica firmada entre as montadoras em setembro de 2024.

Do total de modelos, quatro serão destinados aos mercados da América Central e da América do Sul: um SUV, um carro de passeio e duas picapes — uma compacta e outra de porte médio. A quinta unidade será uma van comercial elétrica, projetada para o mercado da América do Norte.

Os veículos terão arquitetura flexível, podendo receber motorização a combustão ou sistemas híbridos. A previsão é que, uma vez em plena escala de produção, os cinco modelos somem vendas superiores a 800 mil unidades por ano.

A GM será responsável pelo desenvolvimento da plataforma da picape média. A Hyundai liderará os projetos dos veículos compactos e da van elétrica. Apesar de compartilharem plataformas e engenharia, os modelos terão design externo e interno distintos, com identidade visual própria de cada marca.

A van elétrica será fabricada nos Estados Unidos. Já os demais modelos ainda não tiveram os locais de produção divulgados, mas o trabalho de engenharia e design deve começar nos próximos meses.

“Esses veículos estão voltados aos principais segmentos dos mercados da América Central e do Sul, além do segmento comercial na América do Norte”, afirmou Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos. “A parceria com a Hyundai nos permite oferecer mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo.”

O presidente e CEO da Hyundai Motor Company, José Muñoz, reforçou que a colaboração deve ampliar o alcance das marcas. “Nossa escala combinada na América do Norte e na América do Sul permitirá atender com mais eficiência às demandas dos consumidores — com veículos de design marcante, alta qualidade, foco em segurança e tecnologia relevante.”

Além do desenvolvimento de veículos, GM e Hyundai estudam iniciativas conjuntas de compras nas Américas, incluindo matérias-primas, transporte e logística. Também avaliam cooperação no uso de aço com baixa emissão de carbono, alinhada aos compromissos de ambas com práticas de produção mais sustentáveis.

As empresas ainda consideram novas colaborações em tecnologias de propulsão, como motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de combustível a hidrogênio.

Todos os planos estão sujeitos a aprovações regulatórias nas regiões envolvidas.