06 de agosto de 2025 - 16h15

Candidatos já podem consultar pré-seleção na lista de espera do Fies 2025

Convocações seguem até 19 de setembro; programa oferece financiamento estudantil para cursos em faculdades privadas com avaliação positiva

EDUCAÇÃO
FIES - (Foto: Agência Brasil)

Estudantes que se inscreveram no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 já podem conferir se foram pré-selecionados na lista de espera. A consulta deve ser feita pela página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A pré-seleção garante ao candidato a chance de financiar a graduação em cursos superiores pagos, desde que a instituição possua avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Ministério da Educação (MEC) informou que as convocações da lista de espera ocorrem até o dia 19 de setembro. O acompanhamento da classificação deve ser feito exclusivamente online.

Como funciona a pré-seleção - A convocação depende da disponibilidade de vagas em cada curso, turno e local de oferta. Também são considerados o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

A entrada na lista de espera é automática para todos os candidatos que participaram da seleção e não foram chamados na primeira convocação.

Nesta edição do segundo semestre, o Fies registrou 276.140 inscrições, somando 111.402 candidatos, já que cada um pôde escolher até três cursos diferentes.

Em 2025, o MEC disponibilizou mais de 112 mil vagas no Fies, considerando os dois semestres do ano. Para esta edição do segundo semestre, são 74,5 mil oportunidades.

Candidatos pré-selecionados devem acessar o sistema Fies Seleção com o login do Gov.br e complementar a inscrição em até três dias úteis, confirmando as informações fornecidas anteriormente.

Depois disso, será necessário apresentar documentação comprobatória em até cinco dias úteis à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde o estudante foi pré-selecionado.

Se houver erro ou inconsistência nos dados, a faculdade pode solicitar documentos adicionais. Caso tudo esteja correto, o próximo passo é validar os dados em um agente financeiro, no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação pela comissão da faculdade.

A contratação do financiamento só será formalizada após aprovação do agente financeiro.

Fies Social: vagas para quem mais precisa - Metade das vagas do Fies é destinada ao Fies Social, voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) e que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Esses candidatos não precisam comprovar renda familiar, mas ainda assim devem comparecer à faculdade para validar as demais informações. Na fase de complementação da inscrição, o aluno poderá solicitar financiamento de até 100% do valor das mensalidades.