Monte Castelo e Vila Nasser são foco do fumacê nessa quarta-feira
Ação visa reforçar o combate ao mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
CAPITALA Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande inicia, nesta quarta-feira (06), uma operação de fumacê nos bairros Monte Castelo e Vila Nasser. A ação tem como objetivo intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
A borrifação ultrabaixo volume (UBV), conhecida popularmente como Fumacê, será realizada das 16h às 22h e as equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) circularão pelas ruas desses bairros. O serviço é uma das medidas adotadas pela prefeitura para reduzir a proliferação do mosquito e diminuir os casos de arboviroses.
Instruções para a comunidade
Para garantir maior eficácia do inseticida, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que os moradores abram portas e janelas de suas casas durante o horário da operação. Dessa forma, o veneno consegue atingir as áreas mais propensas ao acúmulo de mosquitos adultos, especialmente as fêmeas, que são as responsáveis pela transmissão das doenças.
Possíveis alterações no cronograma
É importante destacar que a operação pode ser adiada ou cancelada caso ocorram condições meteorológicas adversas, como chuvas, ventos fortes ou neblina, uma vez que esses fatores comprometem a eficácia da aplicação do produto.
Importância da ação
O Fumacê é uma medida eficaz no controle de mosquitos adultos. No entanto, a aplicação criteriosa do veneno é necessária para garantir que outras espécies não sejam atingidas inadvertidamente.
Confira o itinerário:
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra um veículo de fumacê.