Adriano Furtado | 06 de agosto de 2025 - 14h40

ALEMS cria comenda para reconhecer trabalho das Filhas de Jó

A comenda, proposta por Zé Teixeira, reconhecerá jovens e líderes adultas da organização por suas ações de fraternidade, filantropia e valores morais.

HOMENAGEM
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a criação da Comenda do Mérito Legislativo das Filhas de Jó Internacional, que reconhecerá jovens e líderes adultas da organização por suas ações de fraternidade e filantropia. - Foto: Luciana Nassar

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, por unanimidade, o projeto de resolução que cria a Comenda do Mérito Legislativo das Filhas de Jó Internacional. A proposta foi apresentada pelo deputado Zé Teixeira, segundo vice-presidente da Casa, e tem como objetivo reconhecer as integrantes da organização paramaçônica que se destacam em ações de fraternidade, filantropia e nos valores morais e espirituais promovidos pela Ordem.

A Comenda será entregue anualmente, preferencialmente na semana do dia 9 de março, data que celebra o Dia Estadual das Filhas de Jó Internacional, conforme a Lei nº 3.832/2009, também de autoria de Zé Teixeira. O evento acontecerá em uma sessão solene, e poderá contemplar até sete homenageadas por edição, indicadas pelo Conselho Guardião Jurisdicional ou Grande Conselho Guardião de Mato Grosso do Sul.

Os deputados Júnior Mochi e Mara Caseiro assinaram como co-autores do projeto de resolução.

Objetivo e Histórico da Ordem

A Comenda do Mérito Legislativo das Filhas de Jó Internacional tem como objetivo destacar jovens ou líderes adultas que atuam na organização, reconhecendo suas contribuições em ações de formação ética, espiritual e cidadã, além de seu trabalho voluntário em diversas instituições assistenciais, como creches, hospitais e asilos.

As Filhas de Jó Internacional é uma organização paramaçônica, criada nos Estados Unidos em 1920, voltada para meninas entre 10 e 20 anos. A Ordem foi fundada com base no versículo 15 do capítulo 42 do Livro de Jó, que diz: “Em toda a Terra não se encontraram mulheres tão formosas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.”

A organização chegou a Mato Grosso do Sul em 2000, com a fundação do Bethel nº 01 em Campo Grande. Atualmente, a instituição conta com nove betheis espalhados por diversas cidades do estado.

Reconhecimento da contribuição da Ordem

Para o deputado Zé Teixeira, a criação da comenda é uma forma de valorizar o trabalho das Filhas de Jó e a dedicação dos adultos voluntários que se empenham na formação de jovens com valores sólidos de fraternidade, patriotismo e solidariedade.

Essa comenda é uma forma de reconhecer o trabalho das meninas que integram a Ordem, e também os adultos voluntários que ajudam a formar essas jovens com base em princípios importantes para o desenvolvimento delas e para a nossa sociedade”, afirmou o deputado Zé Teixeira.