PL de Hashioka inclui Caminho do Imaculado Coração de Maria no Calendário Oficial de MS
Projeto de Lei foi aprovado e reconhece a peregrinação como uma importante expressão de fé e religiosidade popular no Estado.
DIRETO DO GABINETEA Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, nesta quarta-feira (3), o Projeto de Lei 195/2025, que reconhece o Caminho do Imaculado Coração de Maria como uma manifestação de cultura e religiosidade popular no Estado. Além disso, a proposta inclui a peregrinação, que acontece anualmente na última semana de maio, no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.
O Caminho do Imaculado Coração de Maria é uma peregrinação de fé que reúne devotos de diversas cidades, começando em Bataguassu, passando por Anaurilândia e Batayporã, e finalizando no Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina. Durante o trajeto, que soma cerca de 160 quilômetros, os participantes vivenciam momentos de reflexão, espiritualidade e devoção mariana. O percurso inclui estradas asfaltadas e de terra, abrangendo áreas urbanas e rurais dos municípios.
A peregrinação foi idealizada há 11 anos pelo Padre Moacir Miguel dos Santos e por Ana Nely Castello Branco Sanches, da Paróquia São João Batista de Bataguassu, sendo inspirada no Caminho da Fé, realizado em Minas Gerais e São Paulo em direção à Catedral Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida do Norte, interior de São Paulo.
Homenagem à fé e à cultura sul-mato-grossense
O autor do projeto, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), destacou a importância do reconhecimento oficial do evento para a preservação da história religiosa do Estado. “O reconhecimento dessa importante festividade como manifestação popular e sua inclusão no calendário oficial são uma forma de celebrar e conservar a história religiosa de Mato Grosso do Sul”, afirmou Hashioka.
Conforme o PL, as igrejas católicas interessadas poderão incluir o evento em seu calendário anual de comemorações, organizar festividades e divulgar a peregrinação junto às suas comunidades.
Próximos passos
Após aprovação na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 195/2025 segue para a Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da ALEMS, onde será analisado antes de seguir para sanção do governador.