andremaganha | 05 de agosto de 2025 - 12h25

Casas de família de baixa renda poderão contar com sistema de energia solar

A iniciativa faz parte do programa a ser lançado no Feirão Habita, que acontece de 7 a 22 de agosto, no Pátio Central Shopping

HABITAÇÃO
Energia solar fotovoltaica - (Foto: Estadão)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA), lança o Credihabita – Energia Solar Fotovoltaica, um programa que oferece a instalação de sistemas de energia solar para famílias com renda de até cinco salários mínimos. O objetivo é reduzir os custos com a conta de luz e incentivar o uso de energia limpa e renovável.

O cadastro para o programa será aberto entre 7 e 22 de agosto de 2025, durante o 9º Feirão Habita Campo Grande, que acontece no Pátio Central Shopping (Rua Marechal Rondon, 1380 – 1º piso, Centro), das 8h às 19h. O atendimento será realizado por ordem de inscrição, sujeito à análise de crédito e à disponibilidade orçamentária da EMHA.

A prefeita Adriane Lopes afirmou que o programa é um passo importante rumo à sustentabilidade e à justiça social, destacando que a iniciativa oferece uma solução que beneficia tanto a economia das famílias quanto o meio ambiente. “Estamos investindo em soluções que impactam positivamente a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, contribuem para o meio ambiente", afirmou.

Requisitos para participação no programa:

Os interessados devem atender aos seguintes critérios:

Documentos necessários:

A instalação dos sistemas fotovoltaicos será realizada por empresas credenciadas, com base no consumo de energia da família. O programa oferece a instalação de sistemas com potência limitada a 200KW. Caso sejam necessárias adaptações estruturais, essas ficarão sob responsabilidade do beneficiário.

Claudio Marques, diretor-presidente da EMHA, destacou que a proposta do Credihabita visa garantir dignidade e eficiência energética às famílias de baixa renda. “Nosso compromisso é promover dignidade, eficiência energética e economia para quem antes não cogitava essa possibilidade”, disse.