Gabriel de Sousa | 04 de agosto de 2025 - 15h35

Jean Lima pede demissão da presidência da EBC após dois anos no cargo

Ex-presidente da Empresa Brasil de Comunicação se despede com carta ao ministro da Secom, Sidônio Palmeira; substituto ainda não foi definido

MUDANÇA NA EBC
Ex-diretor-presidente da EBC Jean Lima, que pediu demissão nesta segunda-feira - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Jean Lima pediu demissão do cargo de presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com a carta entregue ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, nesta segunda-feira, 4. Lima ocupava o cargo há dois anos, tendo sido nomeado após a saída de Hélio Doyle, que foi demitido em outubro de 2023 após um post controverso relacionado ao conflito entre Israel e Palestina.

Histórico de Jean Lima na EBC e nas gestões anteriores

Jean Lima assumiu a presidência da EBC em um momento conturbado, após a demissão de Doyle, que teve seu nome envolvido em polêmica devido à publicação de um post onde chamava os apoiadores de Israel de “idiotas”. O episódio ocorreu no início do conflito no Oriente Médio, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantinha uma postura neutra sobre a questão.

Com a troca de ministros da Secom, de Paulo Pimenta para Sidônio Palmeira em janeiro deste ano, Jean Lima foi mantido no cargo, mas a decisão de sua saída, comunicada de forma formal nesta segunda-feira, marca o fim de sua passagem à frente da EBC. O nome de seu sucessor ainda não foi definido.

Experiência de Jean Lima

Jean Lima possui um currículo acadêmico e profissional de destaque. Doutor em História Econômica, Lima também exerceu cargos importantes no governo do Distrito Federal, como coordenador adjunto de Articulação Intergovernamental e coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Além disso, foi secretário-adjunto na Secretaria de Governo do Distrito Federal e presidiu a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf).