Redação | 04 de agosto de 2025 - 10h45

Veja quem integra a comitiva de MS em missão à Ásia

Delegação liderada por Eduardo Riedel visita Índia, Japão e Singapura para ampliar exportações e atrair novos parceiros comerciais

MISSÃO ÁSIA
O governador do Estado, Eduardo Riedel e o presidente da Fiems, Sérgio Longen - (Foto: Divulgação/Fiems)

O governo de Mato Grosso do Sul embarca nesta segunda-feira (4) para uma missão internacional na Ásia, com agendas previstas na Índia, Japão e Singapura. A comitiva será formada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e o assessor especial de comunicação Oscar Diego de La Rubia.

O presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro (PP), também participará da viagem, que contará ainda com representantes do Sebrae/MS e da Fiems. Segundo o governo estadual, o objetivo é atrair investimentos e fortalecer as exportações, especialmente do setor de carnes, em alinhamento com a estratégia da Rota Bioceânica.

Nome Cargo / Função Eduardo Riedel (PSDB) Governador de Mato Grosso do Sul Jaime Verruck Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Oscar Diego de La Rubia Assessor especial do Governo de MS (Comunicação) Gerson Claro (PP) Presidente da Assembleia Legislativa de MS (Alems) Maurício Saito Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS Sérgio Longen Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) Aurélio Rocha Diretor de Relações Internacionais da Fiems

A primeira etapa da agenda será em Mumbai, na Índia, entre 6 e 8 de agosto, com encontros com o cônsul-geral do Brasil, João Mendonça, representantes do grupo Mahindra e o governador de Marahastra, Devendra Fadnavis.

No Japão, entre 9 e 12 de agosto, a delegação terá compromissos em Tóquio e Osaka, incluindo visita à Expo Osaka 2025 e reunião com a Sumitomo Corporation.

A missão será finalizada em Singapura, de 13 a 15 de agosto, com reuniões com autoridades locais, empresários do setor de carnes, executivos da Bracell e integrantes da Associação de Comerciantes de Carne.

Durante entrevista coletiva antes do embarque, Riedel afirmou que a escolha dos destinos foi estratégica. “Estamos falando muito da Rota Bioceânica, do mercado de carnes e queremos expandir a exportação”, disse.