Agência Estado | 03 de agosto de 2025 - 21h05

Com time reserva, Palmeiras empata com o Vitória e aumenta pressão para clássico com o Corinthians

Alviverde busca empate por 2 a 2 no fim, mas desempenho irregular preocupa Abel Ferreira antes de decisão pela Copa do Brasil

BRASILEIRÃO
Palmeiras visitou o Vitória na Bahia antes de encarar o Corinthians novamente pela Copa do Brasil. - (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Utilizando uma equipe alternativa, o Palmeiras não passou de um empate por 2 a 2 contra o Vitória, neste domingo (3), no estádio Barradão, em Salvador, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve o time comandado por Abel Ferreira com 33 pontos, quatro atrás de Flamengo e Cruzeiro, que dividem a liderança da competição.

O tropeço acontece a poucos dias do clássico decisivo contra o Corinthians, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Para avançar, o Palmeiras precisa vencer no Allianz Parque, já que perdeu o jogo de ida por 1 a 0.

Já o Vitória, com o ponto conquistado, chegou aos 18 e segue fora da zona de rebaixamento, mas ainda em situação delicada na tabela.

Mesmo com um time reserva, o Palmeiras iniciou a partida com intensidade e criou as primeiras chances do jogo. Com três minutos, Marcos Rocha obrigou boa defesa do goleiro Lucas Arcanjo. Aos sete, Emiliano Martínez também levou perigo.

No entanto, após os dez minutos iniciais, o desempenho alviverde caiu. O Vitória equilibrou o confronto e passou a explorar os erros do adversário. Os experientes Renato Kayzer e Osvaldo se destacaram no setor ofensivo e levaram a equipe baiana ao ataque com mais consistência.

Aos 33 minutos, um erro de passe de Allan no meio-campo gerou o primeiro gol do Vitória. Ronald Lopes lançou Renato Kayzer, que bateu cruzado para abrir o placar: 1 a 0. Foi o quinto gol do atacante na competição.

Animado, o time da casa quase ampliou aos 40, em chute forte de Baralhas que Marcelo Lomba defendeu. O Palmeiras terminou o primeiro tempo desorganizado e pouco produtivo.

No retorno do intervalo, o Vitória manteve a postura agressiva. Aos 19 minutos, Erick fez um belo gol: dominou pela direita, cortou para o meio e acertou um chute colocado no canto. 2 a 0 para os donos da casa.

Abel Ferreira recorreu ao banco de reservas para tentar mudar o rumo da partida. As entradas de Sosa e Facundo Torres surtiram efeito. Em jogada entre os dois, Sosa sofreu pênalti. Piquerez converteu a cobrança aos 24, diminuindo a desvantagem.

O Palmeiras ganhou novo fôlego e passou a pressionar com bolas levantadas na área. O Vitória recuou e passou a explorar os erros do adversário. Mas, aos 40, veio o empate: cruzamento de Sosa e cabeçada certeira de Flaco López.

Nos minutos finais, o time paulista tentou a virada, mas esbarrou na forte marcação baiana. O Vitória, por sua vez, pouco ameaçou nos contra-ataques.

Apesar da reação no segundo tempo, o empate deixou a torcida palmeirense em alerta. A equipe demonstrou fragilidade defensiva e dificuldades na criação, o que aumenta a pressão para o confronto de quarta-feira, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil.

Uma vitória no clássico paulista não só garante a classificação às quartas de final como também serve como resposta após uma sequência de atuações inconsistentes. Do outro lado, o Corinthians chega motivado, com vantagem no confronto.

Com 33 pontos, o Palmeiras segue firme na parte de cima da tabela, mas vê a distância para os líderes crescer. O Vitória, por sua vez, busca estabilidade para se afastar da parte de baixo. O time baiano enfrentará o Ceará no próximo domingo (11), fora de casa, pelo Brasileirão.

Já o Verdão volta todas as atenções para a Copa do Brasil, em um clássico que pode ser determinante para a sequência da temporada.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA 2 X 2 PALMEIRAS

VITÓRIA - Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Claudinho), Lucas Halter, Zé Marcos e Maykon; Baralhas, Pepê e Ronald Lopes (Rúben Ismael); Erick (Fabri), Renato Kayzer (Renzo López) e Osvaldo (Edu). Técnico: Fábio Carille.

PALMEIRAS - Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Micael, Benedetti e Vanderlan (Piquerez); Emiliano Martínez, Raphael Veiga (Lucas Evangelista) e Allan (Ramón Sosa); Thalys (Vitor Roque), Flaco López e Luighi (Facundo Torres). Técnico: Abel Ferreira.

GOLS - Renato Kayzer aos 33 minutos do primeiro tempo. Erick aos 19, Piquerez aos 24 e Flaco López aos 40 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Micael, Erick, Renzo López, Weverton e Lucas Halter.

ÁRBITRO - Davi De Oliveira Lacerda (ES).

RENDA E PÚBLICO - Não divulgados.

LOCAL - Barradão, em Salvador (BA).