Agência Estado | 03 de agosto de 2025 - 20h05

Flamengo empata com o Ceará fora de casa e mantém liderança do Brasileirão

Com Arrascaeta como destaque, rubro-negro segura resultado na Arena Castelão e já mira decisão da Copa do Brasil contra o Atlético-MG

BRASILEIRÃO
Arrascaeta conduz a bola em Ceará x Flamengo - (Foto: Reprodução/ X @Flamengo)

De olho no confronto decisivo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, o Flamengo foi a campo neste domingo (3) com força máxima, mas acabou apenas empatando por 1 a 1 com o Ceará, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, disputado na Arena Castelão, contou com mais de 57 mil torcedores e mostrou dois tempos distintos: domínio carioca no primeiro tempo e reação cearense na etapa final.

O resultado deixa o Flamengo com 37 pontos, os mesmos do Cruzeiro, mas o time rubro-negro segue na liderança por ter melhor saldo de gols (24 contra 19) e ainda com um jogo a menos. O Ceará, por sua vez, soma 22 pontos e mantém campanha regular.

O Flamengo começou com boa intensidade, controlando as ações ofensivas e aproveitando principalmente o lado direito do campo com as subidas do estreante Emerson Royal e a presença ativa de Plata. Logo aos 10 minutos, o equatoriano obrigou o goleiro Bruno Ferreira a fazer grande defesa em um chute de fora da área.

O gol rubro-negro saiu aos 36 minutos. Em jogada rápida, Léo Ortiz lançou Plata, que de cabeça encontrou Arrascaeta na área. O meia uruguaio finalizou de primeira com a perna esquerda e balançou as redes. Na comemoração, repetiu o gesto de colocar o polegar na boca, celebrando a futura paternidade anunciada recentemente.

Com esse gol, Arrascaeta chegou a 10 na competição e soma agora 87 com a camisa do Flamengo — apenas sete a menos do que o argentino Doval, maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 94.

Mas o desgaste começou a pesar. Ainda no intervalo, Arrascaeta sentiu dores na parte posterior da coxa esquerda e foi substituído por precaução, dando lugar ao espanhol Saúl. O Ceará também mexeu e melhorou com as entradas de Lucas Mugni e Aylon.

As mudanças surtiram efeito. Logo aos nove minutos, Mugni acertou uma cabeçada na trave e, na sequência, Rossi precisou evitar o gol de Aylon. O Flamengo já não demonstrava o mesmo fôlego, e o time cearense se animou com o apoio da torcida.

Aos 21 minutos, veio o empate. Mugni cobrou escanteio com curva, o goleiro Rossi saiu mal, e Pedro Raul, de cabeça, venceu a defesa rubro-negra: 1 a 1.

No comando técnico da equipe, Filipe Luís buscou reorganizar o time com alterações estratégicas. Allan entrou no lugar de Jorginho, Juninho substituiu Bruno Henrique, e Varela assumiu a lateral direita no lugar de Emerson Royal. Já Victor Hugo entrou na vaga de Plata. As mudanças deram mais equilíbrio e compactação à equipe, que conseguiu controlar a pressão adversária nos minutos finais.

Apesar do empate, o Flamengo saiu com um ponto importante em um confronto difícil fora de casa e preservou sua posição na ponta da tabela.

O compromisso mais importante da semana, no entanto, será na próxima quarta-feira (7), quando o Flamengo encara o Atlético-MG pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Como perdeu o jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã, o time carioca precisa vencer por dois gols de diferença na MRV Arena, em Belo Horizonte, ou por um para levar a decisão aos pênaltis.

Pelo Campeonato Brasileiro, as duas equipes voltam a campo no fim de semana seguinte. O Flamengo recebe o Mirassol no sábado (10), no Maracanã. Já o Ceará encara o Palmeiras no domingo (11), no Allianz Parque.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ 1 X 1 FLAMENGO

CEARÁ - Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia (Nicolas); Lourenço (Lucas Mugni), Dieguinho (Lucas Lima) e Richardson (Fernando Sobral); Pedro Henrique (Aylon), Pedro Raul e Galeano. Técnico: Léo Condé

FLAMENGO - Rossi; Emerson Royal (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Jorginho (Allan) e Arrascaeta (Saúl); Plata (Victor Hugo), Bruno Henrique (Juninho) e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.

GOLS - Arrascaeta, aos 36 minutos do primeiro tempo. Pedro Raul, aos 21 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Marllon e Richardson (Ceará). Jorginho e Bruno Henrique (Flamengo).

ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE).

RENDA - R$ 2.795.442,00

PÚBLICO - 57.887 torcedores.

LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).