Lula se encontra com neto de Fidel Castro em Brasília durante congresso do PT
Fidelito, que fará pesquisas em medicina nuclear em Maricá (RJ), foi apresentado ao presidente no encerramento do 17º Encontro Nacional do partido
POLÍTICADurante o encerramento do 17º Encontro Nacional do PT, realizado neste domingo (3) em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com Fidel Antonio Castro Smirnov, neto do ex-líder cubano Fidel Castro. A cena foi registrada e compartilhada nas redes sociais pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), que participou da articulação para promover o encontro.
Conhecido como "Fidelito", o neto de Fidel Castro deve desenvolver projetos de pesquisa em medicina nuclear no município fluminense de Maricá. Segundo Quaquá, o abraço entre Lula e Fidelito simboliza a continuidade de uma história política marcada pela afinidade entre Cuba e setores da esquerda latino-americana.
"O Congresso também foi marcado por um encontro simbólico que ajudei a construir: o abraço entre Lula e Fidelito, neto de Fidel. Um gesto de afeto e história, que agora se transforma em futuro. Fidelito vai desenvolver pesquisas em medicina nuclear em Maricá. Seguimos firmes, com ousadia, projeto e pé no povo!", escreveu Quaquá em seu perfil nas redes.
O encontro aconteceu durante o último dia do congresso nacional do Partido dos Trabalhadores, que reuniu nomes importantes da legenda. Estiveram presentes a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o recém-eleito presidente do partido, Edinho Silva.
Além de debater os rumos políticos da legenda, o evento também serviu como espaço para reafirmar alianças históricas e apresentar projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico e científico, como o anunciado por Fidelito em Maricá.
A aproximação entre o Brasil e Cuba, marcada por relações diplomáticas estreitas ao longo dos governos petistas, ganhou um novo capítulo com o anúncio do envolvimento de Fidelito em pesquisas científicas em território brasileiro.
Ainda não há detalhes sobre o formato ou instituições envolvidas nesse projeto de medicina nuclear, mas a iniciativa reforça o papel de Maricá como polo de cooperação internacional em ciência e tecnologia, uma aposta da atual gestão municipal.