02 de agosto de 2025 - 16h50

Brasileiros dominam semifinais do STU na Suécia e garantem 5 vagas na final masculina do street

João Lucas Alves lidera classificação com manobra acima dos 80 pontos; no feminino, Daniela Terol é favorita

ESPORTE
Favorita, espanhola Daniela Terol terá concorrência de três brasileiras. - Foto: Julio Defeton/STU

Os skatistas brasileiros mostraram força neste sábado (3) na primeira edição internacional do STU, em Varberg, na Suécia, e garantiram cinco das seis vagas para a final do street masculino. O destaque foi João Lucas Alves, o Xuxu, que liderou as semifinais com 83,27 pontos, a única nota acima dos 80.

“Faz um bom tempo que eu não chego à uma final de um evento internacional como esse. É muito importante para mim e estou muito feliz. E me surpreendo cada vez mais por estar aumentando meu nível de manobras", disse Xuxu.

“Estou me sentindo confortável dentro da pista para mostrar o meu diferencial, que são as manobras de switch que ninguém usa normalmente nas competições. Foco agora é buscar subir nesse pódio e levar esse troféu para o Brasil, para minha família.”

Além de Xuxu, os brasileiros Carlos Ribeiro (74,42), Wallace Gabriel (65,68), Gabryel Aguilar (75,29) e Ivan Monteiro (73,82) também avançaram à final. O único não brasileiro entre os seis classificados é o peruano Angelo Caro, com 73,90 pontos.

Marcelo Batista, único outro representante do Brasil nas semifinais, não conseguiu pontuação suficiente para chegar à decisão.

Ivan Monteiro celebra estreia internacional do STU

Atual campeão brasileiro de street, Ivan Monteiro celebrou o evento na Suécia como um momento histórico para a cena do skate nacional.

“É o primeiro STU internacional e um passo muito grande para o skate e a comunidade brasileira”, disse.
“O STU vem organizando alguns dos melhores e maiores eventos do mundo há muito tempo. E é um tour profissional atrás do outro”, completou.
Sobre Xuxu, Monteiro afirmou: “É um irmão e uma inspiração.”

A final masculina do street está marcada para domingo, às 12h10 (horário de Brasília).

Brasileiras encaram domínio da espanhola Daniela Terol

Na disputa feminina, a espanhola Daniela Terol sobrou nas semifinais com 78,00 pontos, superando com folga a brasileira Isabelly Ávila, que teve 62,62 como melhor nota.

“Gosto muito desse formato do STU, em que temos direito a três voltas e a uma bomb trick ao final de cada uma delas, uma manobra extra com a qual aumentamos a nossa nota”, explicou Terol.
“Muito feliz de ter andado muito bem ontem e hoje, mas vamos ver como será a final.”

Na sexta-feira, Daniela já havia alcançado 81,94 pontos, sendo a única skatista entre todas as fases a superar os 80 no feminino.

Ao lado de Isabelly, também se classificaram as brasileiras Maria Almeida (57,62) e Gabi Mazetto (54,39). As outras duas finalistas são a holandesa Keet Oldenbeuving (60,18) e a sueca Lucie Schoonheere (55,05).

A final feminina será disputada neste domingo, às 11h05 (horário de Brasília).