Janaína Paschoal é vaiada após invadir palco em conferência LGBTQIA+ em SP
Com histórico de posições conservadoras, vereadora interrompeu fala durante evento oficial e foi retirada sob protestos
POLÍTICA E DIREITOS HUMANOSA vereadora Janaína Paschoal (PP) protagonizou um momento de tensão neste sábado (27) durante a 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População LGBTQIA+, realizada no CEU Carrão, na zona leste de São Paulo. Enquanto estava na plateia, a parlamentar subiu de forma abrupta ao palco e interrompeu a fala de um representante do Conselho Nacional LGBTQIAPN+.
A atitude foi recebida com vaia generalizada e gritos de “fora” e “fascista” por parte do público presente. Janaína foi contida e retirada do local. Em sinal de protesto, a cônsul-geral da Bélgica, Marie Gls, que falaria em seguida, deixou o palco.
Janaína é conhecida por suas posições conservadoras em relação à pauta trans. A vereadora defende restrições ao acesso de adolescentes a procedimentos como bloqueio hormonal e cirurgias de afirmação de gênero. Ela também já foi alvo de críticas após defender a demissão de um produtor gay da TV Câmara, por causa de fotos sensuais publicadas nas redes sociais.
O evento integra a etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+, marcada para outubro, em Brasília, com o tema: “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. Em São Paulo, a conferência tem como lema estadual “Diálogo, Direitos e Políticas Públicas para LGBT+” e conta com a participação de 350 delegados com direito a voz e voto.
A ação de Janaína foi vista por muitos como uma tentativa de tumultuar os debates e provocar os participantes. Nenhuma fala oficial foi feita por sua equipe até o momento sobre o ocorrido.