Luiz Araújo e Gabriel de Sousa | 01 de agosto de 2025 - 14h25

Lula anuncia meta de 2 milhões de unidades contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida até o fim do ano

Durante entrega de moradias, presidente destaca importância do programa para a população e afirma que governo trabalhará para acelerar as contratações

HABITAÇÃO
Lula anuncia meta de 2 milhões de unidades contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida até o final do ano e destaca a importância do programa para a população. - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula estabelece meta de 2 milhões de unidades contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida até 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira, 1º de agosto, que o governo federal tem como meta contratar dois milhões de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) até o final deste ano. O anúncio foi feito durante uma cerimônia de entrega de 1.876 unidades habitacionais, distribuídas entre cinco estados brasileiros.

Lula destacou a importância de acelerar as contratações para que as entregas de moradias também se intensifiquem. "Temos trabalhado para conseguir contratar, até o final deste ano, dois milhões de unidades para entregar casas até terminar o nosso mandato. Porque a coisa mais extraordinária que toda mulher vive é uma casa. É como o pássaro que quer um ninho", afirmou o presidente, ressaltando a simbologia de um lar para as famílias brasileiras.

1,6 milhão de moradias contratadas até o momento

Desde o início do atual governo, já foram contratadas cerca de 1,6 milhão de unidades dentro do Minha Casa, Minha Vida. Esse número representa o compromisso formal do governo com a construção das moradias, mas, até o momento, não envolve o início efetivo das obras. Por isso, as unidades anunciadas nos últimos meses ainda não possuem prazos definidos para entrega, já que a fase de contratação é a etapa inicial do processo, que inclui a definição de locais e os recursos necessários para as obras.

O programa Minha Casa, Minha Vida tem sido uma das principais bandeiras do governo Lula, com o objetivo de promover a inclusão social e a melhoria das condições de moradia para as famílias de baixa renda em todo o país.

Meta de aceleração das entregas de moradias

O presidente Lula tem enfatizado que a construção de moradias é uma das ações mais significativas do governo para garantir dignidade à população. Ao lado de ministros e governadores, ele reafirmou o compromisso de cumprir a meta de entrega das 2 milhões de unidades até o final de 2025. A entrega das moradias, segundo Lula, representa mais do que a distribuição de imóveis: é uma forma de garantir estabilidade emocional e qualidade de vida para as famílias brasileiras.

A intensificação das entregas tem sido uma prioridade, com o governo buscando soluções para aumentar a celeridade dos processos e superar os desafios logísticos e orçamentários para garantir que as moradias sejam entregues dentro do prazo.

O impacto do Minha Casa, Minha Vida no Brasil

O Minha Casa, Minha Vida é considerado um dos maiores programas habitacionais da história do Brasil, com impacto direto na vida de milhões de brasileiros. Ao longo dos últimos anos, o programa tem sido responsável pela construção de moradias para famílias de diversas faixas de renda, com foco nas que mais necessitam de apoio para sair da condição de vulnerabilidade habitacional.

Com a nova meta estabelecida, o governo Lula busca reforçar o compromisso com a habitação popular e promover uma das mais importantes reformas sociais do país.