Leandro Silveira | 01 de agosto de 2025 - 14h45

JBS firma parceria para incluir pessoas do Cadastro Único em seu quadro de funcionários

Acordo visa promover a inclusão socioeconômica de famílias de baixa renda e facilita o acesso a vagas de emprego na empresa

EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL
Programa atua em três eixos principais: emprego, qualificação profissional e empreendedorismo - Divulgação/ JBS

JBS assina acordo com Ministério para promover inclusão de pessoas inscritas no CadÚnico

A JBS anunciou na quinta-feira, 31 de agosto, a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O objetivo do convênio, que terá duração de dois anos, é facilitar a contratação de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), a base de dados que inclui famílias de baixa renda e dá acesso a programas como o Bolsa Família.

A cerimônia de assinatura foi realizada na sede da JBS em São Paulo, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias, do conselheiro da JBS, Wesley Batista, e do CEO global da empresa, Gilberto Tomazoni. A JBS, uma das maiores empregadoras do Brasil, com 158 mil colaboradores e unidades em mais de 100 municípios, ampliará seu acesso a um público de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Objetivo do convênio: inclusão socioeconômica e empregos

A partir do acordo, as pessoas inscritas no CadÚnico terão a possibilidade de participar dos processos seletivos da JBS, com o apoio da rede de assistência social. A empresa garantiu que o acesso às informações será feito de forma impessoal e sempre mediante consentimento dos candidatos.

Além disso, a JBS ficará responsável pela seleção dos candidatos, informando ao Ministério do Desenvolvimento os dados dos contratados para que o ministério valide sua elegibilidade no sistema do CadÚnico. A parceria visa aumentar a inclusão socioeconômica de famílias de baixa renda, oferecendo novas oportunidades de emprego e crescimento profissional.

Ministro Wellington Dias destaca a integração entre políticas sociais e economia

Durante a cerimônia, o ministro Wellington Dias ressaltou a importância de integrar políticas sociais com o desenvolvimento econômico. "Não dá para tratar a fome separadamente da pobreza e nem os dois separados da economia. É preciso integrar o social, o ambiental e o econômico para vermos a mudança acontecer", afirmou Dias, reforçando a importância de iniciativas como essa, que promovem a inclusão social e o fortalecimento da economia nacional.

O impacto social e econômico do convênio

A parceria entre a JBS e o Ministério do Desenvolvimento é uma tentativa de responder a um dos maiores desafios do país: a redução da desigualdade social e o acesso a empregos para aqueles que mais precisam. Ao integrar o CadÚnico com os processos seletivos da empresa, o convênio visa criar um fluxo contínuo de oportunidades para as famílias em situação de vulnerabilidade, possibilitando um caminho de inclusão e desenvolvimento econômico.