Escola estadual no Jardim Noroeste eterniza legado do "vereador da educação" Cristóvão Silveira
Unidade atenderá 400 alunos a partir de 2026 e leva nome do ex-vereador conhecido pela defesa da educação em Campo Grande
HOMENAGEMNesta segunda-feira (28), uma nova escola foi inaugurada no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande. Mas não é só mais um prédio de salas e quadras: o lugar agora carrega o nome de Cristóvão Silveira, ex-vereador lembrado pela dedicação à educação. Assassinado em 2017 junto com a esposa, ele é chamado até hoje de “vereador da educação”.
A partir de 2026, a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira vai atender 400 alunos. Logo na entrada, um quadro com fotos do ex-vereador mostra uma frase que ele repetia sempre: “A educação é o único caminho para se ter cidadãos livres e soberanos.” O filho, Filipi Silveira, cineasta, foi quem preparou a homenagem.
“Enquanto houver memória, haverá vida. Meu pai dedicou a vida inteira à educação. Agora, mesmo sem estar aqui, ele continua ajudando novas gerações”, disse Filipi durante a inauguração.
Familiares e autoridades emocionados durante a solenidade que homenageou Cristóvão Silveira com o nome da nova escola. (Foto Bruno Rezende)
Escola moderna e diferente -A escola terá cinco salas de aula e duas quadras de esportes, sendo uma delas a primeira climatizada da rede estadual. Além das aulas comuns, vai oferecer cursos profissionalizantes, esportes, aulas de defesa pessoal para mulheres e também terá brinquedoteca para as crianças.
Segundo o governador Eduardo Riedel, que participou do evento, a construção atende a um pedido antigo dos moradores. “É um dia de alegria e de respeito a quem trabalhou para melhorar a educação. Essa escola vai trazer resultados importantes e manter viva a história do Cristóvão”, disse.
Governador Eduardo Riedel durante discurso na inauguração da Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, no Jardim Noroeste, em Campo Grande.
Quem foi Cristóvão Silveira - Cristóvão foi vereador por cinco mandatos. Mesmo sem ser professor, dedicou grande parte da carreira política a projetos voltados para a educação. Uma de suas leis mais conhecidas foi a Lei da Cantina Saudável, que mudou a alimentação de muitas escolas. Em 2012, decidiu não se reeleger, mas manteve o reconhecimento popular pelo trabalho na área.
Durante a inauguração, amigos e antigos colegas lembraram o perfil inovador do político. “Silveira estava à frente do tempo, buscava soluções diferentes para problemas antigos. Essa escola com projeto moderno é a cara dele”, disse um dos presentes.
Momento de descerramento da placa que oficializa a inauguração da escola em homenagem ao ex-vereador Cristóvão Silveira.
Memória que continua - Para Filipi, o nome da escola vai manter o pai vivo na lembrança e, principalmente, no impacto sobre novas gerações. “Ele ainda vai ajudar muita gente deste bairro que precisa tanto. Eu queria que ele estivesse aqui, mas fico feliz de ver que ele segue presente, de alguma forma.”
Filipi contou que pretende “adotar” a escola, levando atividades culturais, sessões de cinema e projetos sociais. “Meu pai fez política como vereador. Eu faço política pela cultura. E aqui nossas histórias se juntam de novo.”
Eduardo Riedel e Filipi Silveira, filho do ex-vereador, durante a cerimônia de inauguração da escola estadual.
Quando o portão da escola se fechou no fim da cerimônia, ficou a sensação de que Cristóvão Silveira ainda estava ali. Não fisicamente, mas na memória de todos, no quadro com suas palavras e no futuro dos alunos que vão estudar naquele espaço.