Da Redação | 28 de julho de 2025 - 17h23

Documentário sobre queimadas no Pantanal, de ambientalistas de MS, disputa prêmio internacional

Filme produzido pela ONG EJF concorre ao Panda Awards, conhecido como Oscar Verde, com exibição prevista para outubro no Reino Unido

OSCAR VERDE
Imagem aérea mostra contraste entre área de fazenda e floresta preservada no Pantanal, tema central do documentário "Pantanal", indicado ao Oscar Verde. - (Foto: Divulgação)

O documentário “Pantanal”, produzido pela ONG britânica Environmental Justice Foundation (EJF), foi indicado ao Panda Awards, premiação ambiental conhecida como Oscar Verde. A obra acompanha a atuação dos ambientalistas brasileiros Heideger Nascimento e Luciana Leite no combate aos incêndios que atingiram o bioma entre 2020 e 2024.

O filme é uma coprodução entre Brasil e Reino Unido e concorre na categoria Impacto, ao lado de outras duas produções estrangeiras. A cerimônia de entrega está marcada para 22 de outubro, em Bristol, na Inglaterra.

As filmagens começaram em 2022, após dois anos de pesquisa, e foram concluídas em 2024, ano em que o documentário foi lançado. Até agora, a produção foi exibida em Campo Grande, no Ministério Público de Mato Grosso, na Embaixada da França, em Brasília, e na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Ambientalistas Heideger Nascimento e Luciana Leite participam de debate com o público após exibição do documentário “Pantanal”, indicado ao Panda Awards. - (Foto: Divulgação)

Segundo Heideger Nascimento, a obra busca conscientizar o público sobre a importância de preservar o Pantanal. “Inserir o Pantanal no debate internacional nos ajuda a trazer discussões mais precisas sobre sua proteção”, afirmou.

O documentário também aborda o impacto dos incêndios em povos indígenas e comunidades ribeirinhas, além de discutir práticas do agronegócio na região. A narrativa diferencia atividades sustentáveis, chamadas de Agrobusiness, de operações que causam danos ambientais, apelidadas de Ogrobusiness.