Carlos Guilherme | 28 de julho de 2025 - 10h50

MS já alcança quase 16% da população com novo documento de identidade

Segundo o Governo Federal, Mato Grosso do Sul emite mais de 456 mil novas Carteiras de Identidade Nacional

SERVIÇO
MS emite 456 mil novas identidades; CIN já alcança quase 16% da população com segurança digital e acesso a serviços. - (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul já contabiliza a emissão de 456.219 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até o dia 23 de julho, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número representa 15,72% da população estadual, colocando o Estado entre os que mais avançaram na atualização do documento, que tem como objetivo padronizar os registros civis no país e oferecer mais segurança à população.

Com essa marca, o estado segue o ritmo da transição nacional para o novo modelo de identificação. Em todo o Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram a CIN. O documento é gratuito na primeira via e está disponível em todos os estados brasileiros. Para solicitar, é necessário apresentar certidão de nascimento ou de casamento.


Com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o estado atinge 15,72% da população com o documento atualizado.

Do total de documentos emitidos no estado, 54,06% foram para pessoas do sexo feminino (246,6 mil) e 45,49% para o sexo masculino (209,5 mil). A média diária de emissões em Mato Grosso do Sul chega a 406 novas identidades, e só no mês de julho de 2025, mais de 21 mil documentos foram registrados.

A faixa etária que mais emitiu o novo documento em MS é a de 15 a 19 anos, com 42,2 mil emissões, o que representa 9,27% do total. Em seguida, estão os jovens entre 10 e 14 anos, com 40,9 mil emissões, ou 8,98% do volume estadual. O dado aponta para uma forte adesão do público jovem à nova identificação.

Inclusão e acessibilidade: mais de 7 mil pessoas com deficiência já emitiram a CIN em MS - A nova carteira também contempla pessoas com deficiência, com 7.426 documentos emitidos no estado. Entre esses, 3.290 foram para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (41,06%), seguidos por 1.700 com deficiência intelectual (21,23%), 1.560 com deficiência física (19,51%), 768 com deficiência visual (9,58%) e 691 com deficiência auditiva (8,62%).

Em nível nacional, o número de pessoas com deficiência que já emitiram a CIN chega a 493 mil.

Onde fazer - Para emitir ou renovar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Campo Grande, MS, você precisa agendar um atendimento através do site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O agendamento pode ser feito online, e você pode escolher um posto de identificação próximo à sua residência. 

Passos para agendar:

Acesse o site da Sejusp:

Procure pela opção de "Agendamento RG" ou "Emissão da Carteira de Identidade".

Siga as instruções para preencher seus dados e escolher o posto de atendimento desejado.

Selecione o dia e horário disponíveis que melhor se adequem à sua agenda.

Confirme o agendamento e imprima ou salve o comprovante. 

Onde encontrar postos de atendimento em Campo Grande:

Posto de Identificação Shopping Marrakech: Localizado no Shopping Marrakech. 

Posto de Identificação CAORC: Localizado na Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados (CAORC). 

Pátio Central Shopping: Atendimento aos sábados com vagas ampliadas.