Redação | 27 de julho de 2025 - 20h00

Léo Lins nega ter feito piada sobre a morte de Preta Gil e encerra o tema em seus shows

Humorista afirma que falas antigas foram distorcidas pela imprensa e diz que não comentará mais o caso após encerramento do processo com a cantora

POLÊMICA
O humorista Léo Lins, em vídeo, negou ter feito piadas envolvendo a morte da cantora Preta Gil. - (Foto: @Léo Lins via YouTube)

O humorista Léo Lins publicou neste domingo (27) um vídeo em seu canal no YouTube para esclarecer que não fez piadas sobre a morte de Preta Gil, falecida no último dia 20 de julho, aos 49 anos, em decorrência de um câncer. Segundo ele, notícias divulgadas recentemente distorceram falas antigas e o colocaram como alguém que teria debochado da morte da cantora, o que ele nega com veemência.

“Pegaram uma notícia de um mês atrás, baseada em piadas escritas dois anos atrás, e usaram de forma desonesta para dizer que estou fazendo piadas com a morte da Preta Gil”, afirmou. Léo também refutou a frase que teria sido atribuída a ele: “Quem me processar vai pegar câncer e morrer”. “Eu nunca disse isso”, garantiu.

Piadas antigas e críticas à cobertura da imprensa
No vídeo, Léo Lins reconhece que usou a doença de Preta Gil como tema em piadas em seus shows, mas reforça que isso ocorreu antes de sua morte. Ele admite que o conteúdo pode gerar discussão, mas diz que o foco era o processo que a cantora movia contra ele por piadas anteriores.

“Sei que vão dizer: ‘Ah, falou do câncer, e ela morreu de câncer, isso é errado’. Eu entendo que cabe debate, mas o que me incomodou foi ver distorções sendo tratadas como fato”, declarou.

O humorista se referia a uma apresentação feita em junho, em São Paulo, logo após sua condenação à prisão. Segundo reportagem publicada na época, ele teria dito no palco: “A Preta Gil veio me processar por causa de uma piada de anos atrás. Três meses depois que chegou o processo, ela apareceu com câncer. Bom, parece que Deus tem um favorito. Acho que ele gostou da piada. E pelo menos ela vai emagrecer”.

Léo afirmou que não voltará a usar o nome de Preta Gil em suas piadas. Para ele, como o processo movido pela cantora não está mais em andamento, o tema perdeu relevância. “Não tem mais motivo para continuar com as piadas. Elas estavam relacionadas ao processo, e isso já passou”, disse.

No vídeo, ele também mostrou o print de uma mensagem enviada ao Instagram da cantora em março de 2023, quando ela revelou o diagnóstico de câncer. A mensagem, segundo Léo, nunca foi visualizada. “Estimo suas melhoras”, escreveu na época. “Sei que nem colegas somos, mas senti vontade de te mandar essa mensagem.”

O comediante aproveitou o vídeo para demonstrar respeito à família da artista. “Meus sentimentos a todos vocês. Tenho certeza de que estão passando por um momento muito difícil. Principalmente por tudo o que acompanharam na luta dela contra o câncer. Deixo os meus sinceros sentimentos.”

Ao final da gravação, Léo encerrou com uma observação em tom de humor, voltado ao seu público. “Fiquem tranquilos: a Preta Gil não vai mais me encontrar e ouvir minhas piadas, porque ela está no céu, e eu vou para o inferno.”