Preta Gil é homenageada no Altas Horas com momentos marcantes da carreira
Edição especial do programa exibiu participações da cantora entre 2006 e 2023, incluindo dueto com Gilberto Gil e falas emocionantes
HOMENAGEM
O programa Altas Horas, exibido pela TV Globo no último sábado (26), prestou uma homenagem emocionante a Preta Gil, que faleceu no domingo anterior, dia 20, em decorrência de um câncer. A edição especial relembrou passagens marcantes da cantora no programa, no quadro Memória Altas Horas, reunindo participações entre os anos de 2006 e 2023.
Logo no início, Preta surgiu ao lado da atriz e amiga Carolina Dieckmann e compartilhou uma lembrança afetiva com o apresentador Serginho Groisman. Ela recordou que sua produtora havia sido responsável pela gravação de um comercial de pré-lançamento do programa, anos antes da estreia oficial. “Não sei se você lembra, mas eu nunca vou esquecer”, disse Preta, emocionada.
Ao longo do programa, foram exibidas apresentações musicais de diferentes fases da carreira de Preta Gil. Entre os destaques, um dueto da artista com a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, cantando o clássico Evidências, e outro momento marcante ao lado de seu pai, o cantor Gilberto Gil, interpretando juntos a canção Vamos Fugir.
Em uma das entrevistas resgatadas, Preta falou abertamente sobre o medo que sentiu no início da carreira, revelando a pressão de ser filha de um ícone da música brasileira. “Durante 12 anos da minha vida eu não fui cantora por medo de assumir o meu dom, meu talento, e ser comparada (com Gil)”, declarou.
A edição especial terminou com aplausos longos e calorosos da plateia. Serginho Groisman encerrou o tributo com um agradecimento simples e afetuoso: “Obrigado, viu, pela passagem tua aqui.”
A homenagem completa pode ser assistida no site da Globoplay, que mantém o acervo do programa Altas Horas. A edição trouxe à tona a força artística, a alegria e a sensibilidade de Preta Gil, além de reforçar seu legado na música e na televisão brasileira.