Avião é evacuado nos EUA após problema antes da decolagem
Novo susto com Boeing 737 MAX 8 nos EUA levanta dúvidas sobre segurança do modelo
AVIÃO EVACUADOUm avião da American Airlines precisou ser evacuado às pressas no sábado (26), no aeroporto da cidade de Denver, nos Estados Unidos. O problema aconteceu pouco antes da decolagem. O voo iria para Miami e usava o modelo Boeing 737 MAX 8, o mesmo que já se envolveu em dois acidentes graves no passado.
Havia 173 passageiros e seis tripulantes a bordo. Todos saíram do avião com segurança. Uma pessoa foi levada ao hospital com ferimentos leves. A companhia aérea disse que houve uma falha em um dos pneus do avião. O Boeing foi retirado de uso para ser analisado.
Vídeos publicados nas redes sociais (CLIQUE AQUI E ASSISTA) mostram fumaça saindo da parte de trás do avião e pessoas descendo por escorregadores infláveis. O Corpo de Bombeiros de Denver disse que houve fogo, mas as chamas foram apagadas rapidamente.
Barulho assustou passageiros na pista - O susto aconteceu por volta das 14h45 no horário local. Segundo o passageiro Mark Tsurkis, o avião estava ganhando velocidade para decolar quando houve um estouro alto.
“Durante a aceleração, quando o avião quase decolou, ouvimos um barulho muito forte e eu disse: ‘Isso não é bom’”, contou ele à emissora CBS.
O piloto freou imediatamente e parou o avião. Cerca de um minuto depois, os passageiros começaram a ver fumaça e a evacuação começou.
Outras cinco pessoas foram atendidas no local, mas não precisaram ser levadas ao hospital. Todos os passageiros foram levados de ônibus até o terminal e seguiram viagem em outro avião ainda no sábado.
Modelo já causou preocupação no passado - A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) está investigando o que aconteceu. O órgão informou que a tripulação relatou um possível problema no trem de pouso, que são as rodas do avião.
O caso reacende preocupações com o Boeing 737 MAX 8, que foi proibido de voar em todo o mundo depois de dois acidentes, em 2018 e 2019, que causaram a morte de 346 pessoas. Nesses casos, o problema foi num sistema automático que empurrava o nariz do avião para baixo.
Após mudanças e testes, o modelo foi autorizado a voar novamente em 2020. Mesmo assim, muitas pessoas ainda ficam com medo de viajar nesse tipo de avião.
Atrasos no aeroporto - Por causa do incidente, mais de 300 voos no aeroporto de Denver tiveram atraso. Os pousos foram interrompidos por uma hora, das 14h às 15h. Depois disso, tudo voltou ao normal.
Este não foi o único problema com aviões da American Airlines neste ano em Denver. Em março, outro avião da empresa teve que pousar de emergência no aeroporto por causa de uma falha no motor.
Caso ainda será investigado - Ainda não se sabe exatamente o que causou o problema neste sábado. A empresa responsável pelo avião, a Boeing, ainda não falou sobre o assunto.
Mesmo que o motivo da falha não tenha relação com os acidentes anteriores, o nome do Boeing 737 MAX 8 continua gerando desconfiança. A investigação deve mostrar se o problema foi pontual ou se há risco para outros voos com o mesmo modelo.