Em Dourados, deputada Gleice Jane cobra ações para mulheres durante conferência
Parlamentar falou à rádio Band FM sobre combate à violência, capacitação de servidores e recursos para saúde em Fátima do Sul
CONFERÊNCIA DAS MULHERESA deputada estadual Gleice Jane (PT) participou na quinta-feira (25) da Conferência Regional das Mulheres, em Dourados (MS). Durante o evento, ela concedeu entrevista à rádio Band FM Grande Dourados (100,9), do Grupo Feitosa de Comunicação, e defendeu mais recursos e estrutura para o atendimento a mulheres em situação de violência.
Segundo a parlamentar, as conferências regionais são espaço importante para escutar as demandas das mulheres. “As propostas que surgem aqui devem orientar a atuação do poder público”, afirmou. A última edição havia ocorrido há dez anos.
Gleice disse que o foco do seu mandato neste ano tem sido o enfrentamento à violência contra a mulher. “Muitas vítimas só se reconhecem como tal quando a agressão se torna física. Antes disso já houve violência verbal, ameaças, controle”, afirmou.
Ela defendeu que servidores públicos sejam capacitados para identificar sinais de abuso e orientar os encaminhamentos. “As mulheres podem procurar ajuda em escolas, unidades de saúde ou no CRAS. Por isso, esses profissionais precisam estar preparados”, declarou.
Durante a entrevista, Gleice também citou emendas enviadas para equipar salas de atendimento exclusivo para mulheres em delegacias de municípios do interior. “Esses espaços garantem um ambiente reservado para relatar as situações que vivem”, disse.
A deputada confirmou ainda o envio de uma emenda de R$ 50 mil para o município de Fátima do Sul, destinada ao custeio na área da saúde. Segundo ela, a solicitação partiu de lideranças locais. A destinação será definida pela prefeitura.
Gleice também cobrou a destinação de recursos específicos nos orçamentos públicos para políticas voltadas às mulheres. “Fala-se em milhões para obras e infraestrutura. A gente quer saber quanto vai para proteger as mulheres”, afirmou.
A Conferência Regional das Mulheres reuniu representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias e autoridades locais. As propostas aprovadas devem ser encaminhadas às conferências estadual e nacional.