25 de julho de 2025 - 16h00

Casos de sarampo em Tocantins geram alerta; ações de bloqueio vacinal são intensificadas

Nove casos da doença foram confirmados em Campos Lindos, informou o Ministério da Saúde

SAÚDE
Comunidade de Campos Lindos não estava vacinada contra a doença - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O município de Campos Lindos, em Tocantins, registrou nove casos confirmados de sarampo, o que gerou uma série de medidas para conter a disseminação da doença. A infecção, levou técnicos do Ministério da Saúde a intensificarem ações de vacinação e bloqueio no local. A doença foi identificada em uma comunidade de aproximadamente 400 pessoas, em sua maioria não vacinadas por questões culturais, segundo informações do Ministério da Saúde.

O surto é relacionado a pessoas que recentemente viajaram para a Bolívia, que também enfrenta um surto de sarampo. O diagnóstico da infecção foi confirmado por exames realizados em laboratório de referência do Estado e confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Diante do risco de maior disseminação, técnicos do Ministério da Saúde estão no município desde segunda-feira (21) liderando ações de bloqueio e vacinação. Já foram visitadas mais de 280 casas e 644 doses da vacina foram aplicadas. "Com os esforços contínuos do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais, é possível controlar a disseminação e interromper a circulação do vírus", afirmou o ministério.

Com os nove casos confirmados, o Brasil já soma 14 registros de sarampo em 2025, incluindo ocorrências no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal. O surto nas Américas, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é significativo, com 7.132 casos confirmados, incluindo mortes no México e Estados Unidos.

O Brasil perdeu o certificado de país livre do sarampo da Opas em 2019, mas recuperou o status no ano passado. De acordo com o Ministério da Saúde, o país ainda mantém a certificação, já que os casos confirmados são importados e não há transmissão sustentada interna.

Dia D de vacinação

Para combater a disseminação do sarampo, o Ministério da Saúde intensificou as campanhas de vacinação. No Acre, no último Dia D de vacinação, quase 5 mil doses da vacina tríplice viral foram aplicadas. Neste sábado (26), será a vez dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia realizarem o Dia D, com a meta de aumentar a cobertura vacinal.

A vacina tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, é parte do calendário básico de vacinação infantil, sendo aplicada em duas doses aos 12 e 15 meses. O Ministério da Saúde também recomenda a imunização de adultos de até 59 anos que não tenham o comprovante de vacinação.

Em 2025, o Brasil alcançou uma cobertura vacinal de 91,74% com a primeira dose da vacina tríplice, mas apenas 72,74% da população completou o esquema vacinal.

O sarampo continua sendo uma doença altamente contagiosa, com a capacidade de infectar até 90% das pessoas não imunizadas. Seus sintomas incluem febre, tosse, coriza e manchas vermelhas pelo corpo, e pode resultar em complicações graves, especialmente em crianças pequenas.