Frota de motocicletas no Brasil cresce 42% em 10 anos e atinge 35 milhões de unidades
Aumento no número de motos reflete a expansão do uso do veículo, com destaque para o crescimento de pessoas habilitadas no Norte e Nordeste
ECONOMIAde acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Este crescimento reflete o aumento da popularidade das motos no país, que hoje é o sexto maior fabricante de motocicletas do mundo, com uma produção anual de cerca de 1,8 milhão de unidades.
Além do aumento da frota, o número de pessoas habilitadas a conduzir motocicletas também subiu significativamente. Atualmente, mais de 40 milhões de brasileiros possuem habilitação para pilotar motos. Os estados que mais se destacaram neste aumento foram Alagoas, Amazonas e Bahia, com incrementos de 86,3%, 79,7% e 62,6%, respectivamente, no número de habilitados.
A Abraciclo observa que esse crescimento não se limita às grandes cidades, com regiões fora dos principais centros urbanos, como Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí, liderando os aumentos nas habilitações, evidenciando a expansão do uso das motocicletas em diversas partes do Brasil.