Redação O Estado de S. Paulo | 22 de julho de 2025 - 16h35

Suspeito de assaltar deputado Delegado Olim é preso em São Paulo

Homem de 25 anos foi detido após roubo a parlamentar em maio, que teve relógio Rolex levado por criminoso

VIOLENCIA EM SP
Gabriel Pedroza da Silva, de 25 anos. - Reprodução

Na última segunda-feira, 21, a Polícia de São Paulo prendeu um homem de 25 anos, suspeito de assaltar o deputado estadual Delegado Olim (PP), em um caso ocorrido em maio deste ano, na Vila Olímpia, bairro nobre da zona sul da capital paulista. O suspeito foi localizado na Avenida Carlos Lacerda, na zona oeste da cidade, e estava foragido da Justiça.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o criminoso abordou Antônio de Assunção Olim, de 66 anos, ex-policial civil e atual deputado, enquanto ele estava na Vila Olímpia. Armado com um revólver, o ladrão obrigou o parlamentar a entregar seu relógio de marca Rolex, antes de fugir em uma moto vermelha. O roubo foi registrado na 1ª Delegacia da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (Disccpat), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Tentativa de assalto em 2022

O Deputado Olim, conhecido por seu posicionamento a favor da flexibilização das leis sobre armas de fogo, já havia sido alvo de uma tentativa de assalto em 2022. Na ocasião, ele estava no carro com o delegado geral da Polícia Civil, Artur Dian, quando ambos foram abordados por um criminoso na Avenida Angélica, em Higienópolis. Dian reagiu e baleou o autor da abordagem, que estava tentando roubar os relógios dos dois.

A série de crimes em bairros nobres da cidade, como Vila Olímpia e Pinheiros, tem gerado preocupação. Os roubos são, frequentemente, cometidos por suspeitos em motos, que atuam sozinhos ou em duplas para não chamar a atenção, como ocorreu no caso com o deputado Olim.

Operação Impacto

De acordo com a SSP, apenas neste ano, mais de 2 milhões de motos foram vistoriadas durante a Operação Impacto, que visa fiscalizar condutores e verificar antecedentes criminais, uma medida que tem se mostrado essencial no combate à criminalidade motorizada na capital paulista.