Morre Zita Carvalhosa, fundadora do Kinoforum, aos 65 anos
Cineasta e produtora, que teve papel fundamental na promoção do cinema independente e de mulheres, será velada na Cinemateca Brasileira
CINEMAA cineasta e produtora Zita Carvalhosa faleceu aos 65 anos nesta terça-feira, 22, segundo confirmou o cineasta Francisco Cesar Filho nas redes sociais. Zita foi a fundadora do Kinoforum, festival que se tornou um dos principais eventos de curta-metragens do Brasil. O velório será realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na quarta-feira, 23, das 10h às 16h.
Zita Carvalhosa teve um impacto profundo no cenário do cinema independente brasileiro, especialmente no que diz respeito à promoção de filmes feitos por mulheres. Fundado em 1990, o Kinoforum se consagrou como uma das maiores vitrines de curtas-metragens no país, com destaque para sua 36ª edição, que acontece em agosto deste ano e registrou quase 3 mil inscrições.
Nascida em 1961, Zita formou-se em cinema pela Universidade Paris III, na França. Além de criar o Kinoforum, ela fundou, em 1983, a produtora Superfilmes, especializada em apoiar projetos independentes. A Superfilmes esteve envolvida na produção de longas como Fotografação, de Lauro Escorel, Carvão, de Carolina Markowicz, e Antonio Candido: Anotações Finais, de Eduardo Escorel.
Entre 1988 e 1995, Zita também atuou como curadora do Museu da Imagem e do Som (MIS), onde desenvolveu um programa voltado à divulgação de curtas-metragens. Em entrevista ao Estadão em 2011, Zita comentou sobre a importância do cinema feito por mulheres, especialmente no contexto de sua própria trajetória. Ela recordou uma experiência em que uma produtora alemã ficou surpresa ao saber que ela conseguia conciliar trabalho, família e maternidade. Zita respondeu: “Isso é Brasil.”