22 de julho de 2025 - 13h10

Candidatos à Prova Nacional Docente 2025 devem solicitar atendimento especializado até sexta-feira

Solicitação deve ser feita no Sistema PND; candidatos com necessidades especiais ou condições específicas precisam enviar documentação até o dia 25

EDUCAÇÃO
Candidatos chegando para a realização do Concurso Nacional Unificado, em 2024 - Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Os candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 que necessitam de atendimento especializado têm até esta sexta-feira (25) para fazer a solicitação. O pedido deve ser realizado exclusivamente no Sistema PND, disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A PND, que acontece anualmente, busca incentivar concursos públicos e aumentar a quantidade de professores qualificados nas redes públicas de ensino.

De acordo com o edital da PND 2025, os candidatos podem solicitar atendimento especializado caso tenham condições que justifiquem essa necessidade. As condições incluem deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais, além de dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista (TEA), diabetes, gravidez, lactância ou ser idoso. Para a solicitação ser analisada, é necessário enviar um laudo médico legível que comprove a condição informada no momento da inscrição.

O laudo deve conter informações específicas, como o nome completo do candidato, o diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), além da assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Prazos e resultado da solicitação

O Inep divulgará o resultado da análise das solicitações de atendimento especializado no dia 1º de agosto. Os candidatos poderão consultar o resultado diretamente no Sistema PND. Caso o pedido seja rejeitado, será possível entrar com recurso entre 4 e 8 de agosto e anexar nova documentação. O resultado final do recurso será publicado em 13 de agosto.

Sobre a Prova Nacional Docente

A PND 2025 será realizada em todos os estados e no Distrito Federal, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos professores das licenciaturas no Brasil. A prova ocorrerá no dia 26 de outubro, baseada na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A PND não substitui os processos seletivos das redes públicas de ensino, mas pode ser usada como etapa complementar ou única nos concursos, conforme a adesão das redes ao programa.

Criada no âmbito do programa "Mais Professores para o Brasil", a PND visa fortalecer a formação docente e atrair mais professores para as redes públicas. A previsão é atender 2,3 milhões de professores em todo o país.