21 de julho de 2025 - 15h33

Justiça Social: serviços da Carreta do TJMS beneficiam mais de 230 pessoas nas Moreninhas

No último sábado, dia 19 de julho, a Carreta do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) esteve presente na Ação Cidadania Todos Por Elas, realizada em parceria com mais de 90 instituições no Parque Jacques da Luz, no bairro das Moreninhas, oferecendo uma série de serviços jurídicos essenciais gratuitos à população que compareceu ao evento.

Durante o evento, a equipe que trabalhou na unidade móvel registrou a abertura de 19 ações processuais, sendo 12 ações de reconhecimento de união estável e conversão em casamento, quatro divórcios, um reconhecimento de paternidade socioafetiva, uma ação de alimentos e uma de curatela.

Além disso, o grupo de servidores do TJMS ainda realizou outros 78 atendimentos entre agendamentos, orientações gerais e consultas informativas, beneficiando um total de 235 pessoas que circularam pelo local.

O magistrado Luciano Pedro Beladelli, titular da Vara Cível e Criminal da comarca de Anastácio, foi o juiz designado para atuar na unidade móvel durante o evento. Ele destacou a importância da carreta nesse evento grandioso, a eficiência do atendimento e a satisfação em resolver as questões das pessoas de forma rápida e eficaz.

"É uma honra participar efetivamente desta ação e ser designado para atuar na Carreta, que é um símbolo de justiça social. Na Carreta da Justiça, conseguimos ir além de um cartório judicial ou um gabinete, atendendo a população de forma rápida e eficiente, o que é fundamental para o cidadão”, avaliou Luciano.

“Foi um evento grandiosíssimo, com mais de 680 pessoas envolvidas, e o TJMS esteve presente de forma efetiva, proporcionando uma prestação jurisdicional imediata. A desembargadora Jaceguara Dantas, junto com a Coordenadoria da Mulher, agregou questões relacionadas às mulheres, incluindo violência doméstica e medidas protetivas, entre os atendimentos, uma iniciativa fundamental no enfrentamento à violência contra as mulheres em nosso Estado”, completou.

Entre as mais de 230 pessoas atendidas durante o evento, Adroaldo Marques Schlotefeldt foi um dos beneficiados com a atuação da unidade móvel. Acompanhado dos dois filhos, ele procurou a Justiça para solicitar a curatela para administrar as contas e despesas da esposa, que se encontra incapacitada devido a um grave problema de saúde.

“Foi tudo rápido e satisfatório. Graças a essa ação, conseguimos resolver a situação de forma bem mais ágil do que em um processo convencional”, contou Adroaldo, ressaltando a importância da prestação de serviços jurídicos de forma imediata e a qualidade do atendimento.

"Recebemos toda a orientação sobre procedimentos e documentos necessários, como o laudo médico atestando a situação da minha esposa. Fomos muito bem atendidos pela equipe e pelo magistrado, e isso fez toda a diferença nesse momento tão difícil para a nossa família", completou.

Saiba mais – A ação Cidadania Todos Por Elas reuniu forças de mais de 90 instituições parceiras no bairro Moreninhas, em Campo Grande, em uma iniciativa que reforça a ampliação das ações da campanha ‘Todos Por Elas”, que, sob a gestão do atual presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, vem intensificando o combate à violência contra a mulher e expandindo suas atividades para os bairros da capital.

Com foco na inclusão social, no protagonismo feminino e no enfrentamento à violência de gênero, a Ação ofereceu ao longo do dia mais de 300 atividades e serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, capacitação profissional, assistência social e cultura. No total, foram 11.593 atendimentos que beneficiaram 3.252 pessoas da capital.