21 de julho de 2025 - 15h20

Gilberto Gil atualiza informações sobre velório de Preta Gil

Cantora morreu aos 50 anos nos EUA; família aguarda repatriação do corpo para realizar cerimônia no Brasil

LUTO
Morre, aos 50 anos, a cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha - Foto: Júlia Pereira/Estadão

O velório da cantora Preta Gil acontecerá no Rio de Janeiro e será aberto à participação do público. A informação foi confirmada por Gilberto Gil, pai da artista, por meio de uma publicação nos stories do Instagram nesta segunda-feira (21). A cerimônia ainda não tem data marcada, pois a família aguarda a repatriação do corpo, já que Preta faleceu em Nova York, no último domingo (20), onde realizava um tratamento experimental contra um câncer no intestino.

Gilberto Gil atualiza informações sobre velório de Preta Gil. Foto: @gilbertogil via Instagram

Preta enfrentava a doença desde 2023. Sua morte, aos 50 anos, gerou forte comoção e uma onda de homenagens por parte de fãs, amigos e artistas. A cantora deixa um legado de representatividade, talento e luta pública contra o preconceito e as dificuldades impostas pela enfermidade.

Laços familiares e herança artística
Filha da produtora Sandra Gadelha, de 77 anos, e do cantor Gilberto Gil, de 83, Preta fazia parte de uma família com profundas raízes na música popular brasileira. Sandra e Gil foram casados entre 1969 e 1980, e dessa união nasceram também Maria e Pedro Gil. Por parte de pai, Preta tinha mais irmãos: Bela, Bem e José Gil, filhos de Gil com Flora Gil, além de Nara Gil e Marília Gil, de relacionamentos anteriores do artista.

A paixão pela arte também segue firme nas gerações seguintes. O filho de Preta, Francisco Gil, fruto do casamento com o ator e humorista Otávio Müller, é integrante do grupo Os Gilsons, formado por ele, seu tio e seu primo. O grupo é um dos expoentes da nova geração da MPB e já acumula milhões de ouvintes nas plataformas digitais.

Francisco, hoje com 29 anos, é pai de Sol de Maria, nascida em 2015, homenagem direta à música "Sol de Maria", de seu avô Gilberto Gil. A criança é filha de Francisco com a atriz e modelo Laura Fernandez, com quem ele se relacionou até 2020.

Cerimônia deve reunir fãs e amigos
Embora ainda sem data e local oficial definidos, a cerimônia de despedida deve reunir nomes importantes da cultura brasileira e admiradores da trajetória de Preta Gil. Ao anunciar que o velório será aberto ao público, Gilberto Gil reforça o caráter afetuoso e acessível que sempre marcou a relação da filha com o público.