Redação | 20 de julho de 2025 - 10h15

Inscrições para o Enem dos Concursos terminam neste domingo; mais de 500 mil já se inscreveram

Concurso unificado do governo federal oferece 3.652 vagas em 32 órgãos; provas serão realizadas em outubro e dezembro

CONCURSO PÚBLICO
Enem dos Concursos - (Foto: Daniel Cymbalista/Fotoarena)

Termina neste domingo (20 de julho), o prazo para se inscrever no 2º Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”. O pagamento da taxa de inscrição, no valor único de R$ 70, poderá ser feito até segunda-feira (21).

O concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível médio. As provas serão realizadas em duas etapas:

As vagas estão organizadas em nove blocos temáticos, como administração pública, saúde, meio ambiente, tecnologia, entre outros. O candidato pode escolher um bloco e indicar a ordem de preferência dos cargos dentro dele.

Mais de 500 mil pessoas já se inscreveram - Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mais de 500 mil candidatos se inscreveram na primeira semana. A expectativa é de que esse número aumente até o encerramento do prazo.

As provas serão aplicadas em 228 cidades brasileiras, o que reduz o custo de deslocamento dos candidatos e amplia o acesso ao concurso.

Vagas para contratação imediata e cadastro reserva - Das 3.652 vagas ofertadas, 2.480 são para contratação imediata, e 1.172 formarão cadastro de reserva, para convocações futuras.

Entre os órgãos com vagas abertas estão o IBGE, INCRA, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, ANS e outras instituições do governo federal.

Isenção da taxa já foi encerrada - O prazo para solicitar isenção da taxa terminou em 8 de julho. Foram 267.790 pedidos, dos quais 252.707 foram aceitos e 15.083 indeferidos por não atenderem aos critérios.

Cronograma das próximas etapas

O que muda com o Enem dos Concursos - Criado pelo governo federal, o CPNU unifica concursos de diferentes órgãos em um único processo seletivo. O modelo busca agilizar contratações, reduzir custos logísticos e oferecer mais transparência no preenchimento de vagas públicas.

Para os candidatos, o principal benefício é ter acesso a diversas vagas com uma única inscrição e prova.

Essa é a segunda edição do CPNU. A primeira, realizada no início de 2024, atraiu mais de 2 milhões de inscritos.

Mais informações e acesso ao edital estão disponíveis no site oficial do Ministério da Gestão ou da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame.