Barcelona adia retorno ao Camp Nou e estádio para a Liga dos Campeões provoca preocupação
O clube ainda prevê abrir as portas do renovado Camp Nou na segunda rodada do Campeonato Espanhol
ESPORTEA torcida do Barcelona terá de esperar mais um tempo para ver nomes como Pedri, Raphinha, Yamal e Lewandowski no gramado do Camp Nou. Há mais de dois anos distante do seu "templo", fechado para reformas desde junho de 2023, o Barcelona frustrou seus fãs e adiou mais uma vez o retorno ao estádio.
O clube havia anunciado que voltaria a jogar em casa em 10 de agosto, no Troféu Joan Gamper, torneio amistoso que tradicionalmente marca o início da temporada da equipe catalã, mas precisou mudar os planos por conseguir licença da Prefeitura de Barcelona a tempo. Este foi o quinto adiamento da reinauguração do estádio.
O clube ainda prevê abrir as portas do renovado Camp Nou na segunda rodada do Campeonato Espanhol, em 13 de setembro, diante do Valencia, mas começa a se preocupar com o mando de campo na Liga dos Campeões, cuja fase de grupos terá início em 16 de setembro - a segunda rodada começará no dia 30. O regulamento da competição exige que todos os jogos da primeira fase sejam disputados no mesmo local.
Sem contar com seu principal estádio, o time profissional tem disputado as competições no estádio Olímpico Lluís Companys, que tem uma série de shows agendados para os próximos meses, o que poderia inviabilizar seu uso no torneio continental.
"Não foi possível atender a todas as condições estabelecidas pelo regulamento que rege a concessão da licença, apesar da intenção do clube de reabrir o estádio reformado setor por setor", informou o Barcelona em comunicado. "O clube está em estreita colaboração com a Prefeitura de Barcelona e as autoridades competentes para avançar nos diferentes requisitos e informará seus sócios e torcedores sobre quaisquer novidades relacionadas à data de retorno."
Apesar de ter conseguido a licença municipal para atuar e realizar atividades no estádio, o Barcelona não teve sucesso na tentativa de tentar liberar a presença de público, mesmo que em apenas alguns setores cujas obras foram concluídas, o que não é permitido pela legislação espanhola.
Dessa forma, o Troféu Joan Gamper terá como palco o estádio Johan Cruyff, no centro de treinamento de Sant Joan Despí, normalmente utilizado pela equipe feminina e das divisões de base do clube azul e grená.