Redação | 19 de julho de 2025 - 08h00

Frio predomina em Mato Grosso do Sul neste sábado, com manhãs geladas e tempo seco

Na capital, os termômetros devem oscilar entre 13°C pela manhã e 25°C no período da tarde

TEMPO
Campo Grande amanheceu com céu limpo na manhã deste sábado (19) - (Foto: Rafael Rodrigues)

O sábado (19) amanheceu com céu limpo e o típico frio do inverno em Mato Grosso do Sul. A combinação entre o avanço de uma massa de ar frio e a baixa umidade do ar trouxe temperaturas amenas e sol predominante na maior parte do Estado, segundo dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Na capital, os termômetros devem oscilar entre 13°C pela manhã e 25°C no período da tarde. Apesar da sensação térmica de até 4°C registrada durante a madrugada em alguns bairros, o dia promete ser de sol e clima agradável.

Em outras regiões do Estado, o frio foi ainda mais intenso. Amambai registrou mínima de 2°C, ficando com a segunda menor temperatura do Brasil nesta sexta-feira (18), atrás apenas de São Joaquim (SC). Maracaju também entrou no ranking nacional, aparecendo na sexta posição, com mínima de 3,4°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O frio atinge principalmente a região sul do Estado. Em cidades como Ponta Porã e Iguatemi, o sábado começou com 8°C, e as máximas não devem ultrapassar os 23°C. Em Dourados, os moradores enfrentaram um início de dia com 9°C, enquanto a previsão é de que a temperatura chegue aos 24°C à tarde.

Já no Pantanal, o clima se mostra um pouco mais ameno. Em Corumbá, os termômetros variam entre 16°C e 26°C, e em Aquidauana, entre 11°C e 26°C. No norte do Estado, Coxim começou o dia com 13°C, e a previsão é de máxima de 28°C. Em Paranaíba e Três Lagoas, as mínimas foram de 10°C e 11°C, respectivamente, com máximas previstas de até 27°C.

A atenção agora se volta para a umidade do ar, que pode atingir níveis críticos nas horas mais quentes do dia, variando entre 15% e 35%. As autoridades de saúde recomendam a ingestão de bastante líquido, a restrição de atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h e o uso de umidificadores ou toalhas úmidas em ambientes fechados.

A previsão é de que o clima siga firme e seco até, pelo menos, a próxima segunda-feira (21), mantendo as manhãs geladas e tardes mais ensolaradas.