rayanisantacruz | 17 de julho de 2025 - 16h04

Inter Cras promove interação social com resgate de brincadeiras da infância

AÇÕES DA PREFEITURA

Quem nunca se divertiu com uma boa partida de queimada na infância ou na adolescência? A tradicional brincadeira, que mistura agilidade, estratégia e, principalmente, muita diversão, ainda traz lembranças afetivas para muitos adultos com mais de 50 anos. No entanto, para muitas crianças da geração atual, que passa a maior parte do tempo conectada com o mundo virtual, o jogo é um total desconhecido e, geralmente, não costuma atrair a atenção.

Para mostrar que esse esporte praticado pelos avós ainda tem força para tirar a criançada do sofá, a equipe do Cras Vila Nasser aproveitou o período de recesso escolar para incrementar a colônia de férias da unidade e criar o Inter Cras — um evento esportivo voltado à socialização e à apresentação da queimada às novas gerações. A iniciativa reuniu crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras Vila Nasser, Carlinda Pereira Contar e Estrela do Sul.

A competição aconteceu nesta quinta-feira (17), no Ginásio Poliesportivo da Vila Nasser, e contou com a participação de 60 crianças, divididas em duas equipes. De acordo com a coordenadora do Cras Vila Nasser, Rosangela Rodrigues, as facilitadoras sociais Dayene Rodrigues, Valéria Teixeira e Celia Lubasa optaram por manter as regras originais da queimada, sem adaptações, para preservar a essência da brincadeira. “Nosso objetivo foi promover e incentivar a prática esportiva, pois é uma excelente forma de enriquecer a vida social e emocional, além de contribuir com a inclusão social e fortalecer a autoconfiança das crianças”, explicou Rosangela.

Antes do início dos jogos, os facilitadores reuniram as equipes para explicar as regras e reforçar a proposta do evento, priorizando o respeito mútuo e o espírito esportivo. Apesar das orientações, a criançada entrou em quadra com seriedade — com direito a gritos de torcida e muita animação.

Aos 11 anos, Camile Salomão Gama, aluna do Cras Vila Nasser, contou que já conhecia a queimada pela escola, mas que agora está se aprofundando no jogo por meio das atividades do Cras.

“Acho muito legal, porque além de interagir com outras crianças, a gente se diverte. Quando jogamos, estamos competindo, e é bom até quando a gente perde, porque trabalhamos o emocional e entendemos que nem sempre vamos ganhar”, afirmou Camile, que sonha em ser psicóloga e já reconhece o valor do esporte no desenvolvimento pessoal.

Já Camille Vitória Machado Marques, também de 11 anos e representante do Cras Carlinda Pereira Contar, mostrou entusiasmo com a brincadeira e compartilhou que já coleciona duas premiações interclasses por sua habilidade no jogo. “Eu amo jogar! E o que mais gosto, é claro, é quando a gente ‘queima’ o adversário”, disse, com empolgação.

Socialização

A queimada é uma brincadeira popular, também conhecida como “jogo do mata” ou “baleado”, onde dois times disputam para eliminar os adversários acertando-os com uma bola. O objetivo principal é queimar todos os jogadores do time oposto, e a equipe que conseguir essa façanha vence o jogo. 

A brincadeira também possui várias versões, como a “queimada maluca” e a “queimada sem campo”, que acrescentam elementos diferentes e tornam o jogo ainda mais dinâmico e divertido. Essas variações permitem que o jogo seja adaptado às diferentes idades e ambientes, incentivando a criatividade dos jogadores.

A escolha da brincadeira para o evento reforça os princípios do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como destacou a superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), Gizeli Motta. “A proposta do nosso trabalho é promover a socialização e a convivência, além de desenvolver potencialidades por meio de atividades em grupo. Buscamos valorizar a cultura local e resgatar raízes, contribuindo para a autonomia e o desenvolvimento integral dos participantes”, concluiu.

#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram a criançada jogando queimada e outras brincadeiras.