Redação | 17 de julho de 2025 - 12h15

Documentário sul-mato-grossense ganha espaço na programação da SBPC em Recife

Filme da UEMS mostra desafios das mulheres na ciência brasileira

DOCUMENTÁRIO
Documentário da UEMS sobre mulheres na ciência será exibido seis vezes na SBPC, em Recife, entre 13 e 19 de julho de 2025. - (Foto: Divulgação)

O documentário “Mulheres na Ciência”, produzido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com o apoio da Fundect, será exibido seis vezes durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 13 a 19 de julho de 2025 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife (PE).

A SBPC é o maior evento científico da América Latina, e este ano tem como tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”. O filme estará na programação especial dedicada às mulheres na ciência brasileira.

O documentário reúne depoimentos de 16 pesquisadoras sul-mato-grossenses e fala sobre os desafios que enfrentam, como conciliar maternidade e carreira, lidar com cobranças sobre a aparência, dificuldades para serem ouvidas e a luta por reconhecimento em ambientes ainda marcados pelo machismo.

André Mazini, coordenador do projeto, destacou: “Estamos muito felizes com a presença do documentário no maior evento científico da América Latina, e por ele ser exibido em vários dias do evento. Isso mostra a importância das ações de popularização da ciência feitas em Mato Grosso do Sul.”

Quando será exibido? De 14 a 17 de julho, o filme será exibido na “Tenda das Mulheres”, das 11h40 às 14h10. No dia 18 de julho, a exibição será no “Stand 3”, no mesmo horário.

Premiação - O projeto que produziu o documentário está entre os finalistas do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja cerimônia de premiação ocorrerá no início de julho em São Paulo. Ele compete com iniciativas da Bahia e do Rio de Janeiro.