Governador Riedel fará missão oficial à Ásia para atrair investimentos a Mato Grosso do Sul
Viagem passa por Índia, Japão e Singapura com foco em indústria, agricultura e inovação
MISSÃO OFICIALO governador Eduardo Riedel (PSDB) solicitou licença à Assembleia Legislativa para se ausentar do Brasil entre os dias 4 e 16 de agosto. Neste período, ele liderará uma missão internacional por três países asiáticos — Índia, Japão e Singapura — com o objetivo de apresentar as potencialidades econômicas de Mato Grosso do Sul e atrair investimentos para o estado.
Durante a viagem, Riedel participará de reuniões com grandes conglomerados industriais, autoridades locais e agências de comércio. A agenda também inclui visitas a empresas de destaque nas áreas de agroindústria, biotecnologia, infraestrutura e tecnologia.
Três países em busca de negócios - A missão começa por Mumbai, na Índia, onde o governador terá encontros com representantes de empresas como ACG (indústria farmacêutica), UPL Fertilizantes, Tata Group, Aditya Birla e Mahindra — esta última, fabricante de máquinas agrícolas. Está previsto também um encontro com o governador do Estado de Maharashtra e a participação no Fórum LIDE, evento internacional que reúne líderes empresariais e autoridades políticas.
No Japão, Riedel e sua comitiva participarão de reuniões com representantes da Keidanren (a Confederação Nacional da Indústria Japonesa), além dos grupos Sumitomo e Mitsui, que já possuem histórico de investimentos no agronegócio brasileiro. A delegação também terá presença em atividades relacionadas à Expo Osaka 2025.
Encerrando o roteiro, a comitiva desembarca em Singapura, onde o governador deve se reunir com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitar empresas e entidades estratégicas, como a RGE (grupo controlador da Bracell, com operações em MS), a Enterprise Singapore (agência de promoção de exportações), além dos fundos soberanos Temasek e GIC.
Missão institucional com foco no desenvolvimento - Segundo nota do governo estadual, a missão tem caráter institucional e estratégico. O objetivo é ampliar as relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e países asiáticos, além de buscar parcerias e investimentos em setores considerados prioritários, como o agronegócio sustentável, bioenergia, celulose, inovação tecnológica e infraestrutura.
Durante a ausência do governador, o vice José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), assumirá interinamente o cargo no Executivo estadual.
A última vez que Mato Grosso do Sul participou de uma missão econômica internacional nesse formato foi em 2023, em agendas realizadas com empresas da América do Norte.