Da Redação | 16 de julho de 2025 - 17h35

Mais de 29 mil aposentados de MS foram aos Correios pedir devolução de descontos indevidos do INSS

Desde sexta-feira (11), aposentados e pensionistas podem solicitar ressarcimento de cobranças não autorizadas feitas entre 2020 e 2025

DESCONTOS INDEVIDOS
Mais de 29 mil aposentados de MS foram aos Correios pedir devolução de descontos indevidos do INSS - (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Desde sexta-feira (11), quase 30 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso do Sul foram aos Correios para pedir a devolução de descontos que o INSS fez sem autorização. O acordo do INSS permite que essas pessoas recebam de volta o dinheiro descontado indevidamente por associações ou sindicatos entre março de 2020 e março de 2025.

O ressarcimento será pago em uma única vez, direto na conta onde o beneficiário recebe a aposentadoria ou pensão. Quem quiser participar pode fazer isso pelo aplicativo Meu INSS ou pessoalmente nas agências dos Correios que atendem o programa, de graça.

O pagamento começa no dia 24 de julho, e há um limite de até 100 mil pagamentos por dia, respeitando a ordem de quem solicitou primeiro. O governo federal separou R$ 3 bilhões para esse programa, e, se todas as reclamações forem aceitas, o total devolvido pode chegar a R$ 2,6 bilhões.

Quem quiser contestar descontos que ainda não pediu ressarcimento tem até 14 de novembro de 2025 para fazer a reclamação. Para isso, pode usar o app Meu INSS, ligar para a Central 135 ou ir aos Correios.

O INSS alerta para cuidados: o órgão não liga, não manda mensagens nem pede dados por redes sociais. Todo o processo é gratuito e oficial, então os beneficiários devem desconfiar de golpes e não passar informações pessoais para desconhecidos.