Carlos Guilherme | 16 de julho de 2025 - 12h20

Hospital Cassems alerta sobre golpe do falso médico em Campo Grande

Instituição reforça que não solicita pagamentos por telefone e orienta pacientes a ficarem atentos a tentativas de fraude

ALERTA
Hospital Cassems alerta sobre golpe por telefone e reforça canais oficiais de comunicação com pacientes e familiares - (Foto: Divulgação)

Tentativas de golpe por telefone, usando o nome do Hospital Cassems de Campo Grande, têm gerado preocupação entre pacientes e familiares. A unidade hospitalar divulgou nesta quarta-feira (16) um alerta nesta semana para esclarecer que não realiza qualquer tipo de cobrança por ligação e que não repassa informações médicas por telefone.

De acordo com o hospital, golpistas têm se passado por profissionais da instituição para tentar obter depósitos ou transferências bancárias de familiares de internados. A administração afirma categoricamente que não entra em contato com pacientes ou parentes para pedir valores e que qualquer informação sobre o estado de saúde só é fornecida presencialmente, nos horários de visita ou no setor de Serviço Social.

A recomendação do hospital é que, diante de qualquer contato suspeito, o paciente ou familiar procure imediatamente a direção da unidade para relatar o ocorrido. Também é possível acionar as autoridades policiais caso haja tentativa de golpe.

"O Hospital Cassems reforça que todo atendimento e cobrança seguem os trâmites normais dentro da instituição, com total transparência e registro oficial", diz o comunicado.

Esse tipo de golpe, conhecido como “golpe do falso médico”, tem sido registrado em outras regiões do país. Normalmente, os criminosos ligam para os familiares de pacientes e alegam que é necessário pagar por procedimentos urgentes ou medicamentos não cobertos pelo plano. Em muitos casos, as vítimas são convencidas a fazer transferências sob pressão emocional.