Rayani Santa Cruz | 15 de julho de 2025 - 09h30

Campo Grande registra mais de mil atendimentos por exposição ao vírus da hepatite

Reunião nesta terça reforça ações da campanha de julho, com testagens, vacinas e orientações gratuitas em toda a Capital

SAÚDE
Campanha contra hepatites virais oferece testes, vacinação e orientações em unidades de saúde de Campo Grande - (Foto: ABrasil)

Mais de 1.100 atendimentos por exposição a material contaminado foram registrados em Campo Grande nos últimos três anos. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e correspondem à aplicação da PEP (Profilaxia Pós-Exposição), utilizada principalmente por profissionais da saúde em casos de contato com sangue ou fluidos corporais. O número reforça a importância da Campanha de Prevenção às Hepatites Virais, em curso na capital ao longo de julho.

Nesta terça-feira (16), representantes da rede municipal e parceiros se reúnem para alinhar estratégias de atuação. A mobilização integra as ações do chamado "Julho Amarelo" e antecede a celebração do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, em 28 de julho.

A campanha oferece gratuitamente testagem rápida para hepatites B e C, distribuição de preservativos e orientações sobre formas de prevenção, transmissão, diagnóstico e tratamento. Os serviços estão sendo levados a diferentes bairros, com ações especiais nas Unidades de Saúde da Família (USFs), especialmente em áreas prioritárias da capital.

As atividades tiveram início na USF do bairro Los Angeles, no distrito do Anhanduizinho, e serão levadas a outros pontos ao longo do mês.

Vacinação e testagem entre profissionais da saúde são prioridade - Além da população em geral, os esforços também estão voltados à proteção de trabalhadores da saúde, expostos com frequência a materiais contaminados. As equipes estão sendo orientadas a manter o esquema vacinal contra hepatite B atualizado e a realizar o exame de soroconversão Anti-HBs, que verifica a imunidade após as três doses da vacina.

O cuidado com esses profissionais é considerado essencial para manter segura toda a rede de atendimento público.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2000 e 2023, o Brasil notificou 785.571 casos de hepatites virais, sendo 289.029 do tipo B e 318.916 do tipo C. As hepatites são infecções que afetam o fígado e, muitas vezes silenciosas, podem evoluir para quadros graves, como cirrose ou câncer hepático, se não diagnosticadas e tratadas a tempo.

As formas de transmissão incluem contato com sangue contaminado, relações sexuais sem proteção, uso compartilhado de objetos cortantes, procedimentos invasivos com materiais não esterilizados e acidentes ocupacionais.

A Sesau lembra que os testes rápidos para hepatites B e C estão disponíveis durante o ano inteiro nas USFs e nos Serviços de Assistência Especializada (SAEs). A vacina contra a hepatite B é oferecida gratuitamente em toda a rede municipal. Já no caso da hepatite C, embora não haja vacina, o tratamento é oferecido pelo SUS e tem taxa de cura superior a 95%.