14 de julho de 2025 - 14h00

Mauro Cid presta novo depoimento ao Supremo Tribunal Federal

Tenente-coronel depõe como delator em ação sobre trama golpista e responde em liberdade por acordo com a PF; oitiva começou às 13h15

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Tenente-coronel Mauro Cid foi chamado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para depor como testemunha de acusação no processo sobre a trama golpista. - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O tenente-coronel Mauro Cid começou a prestar novo depoimento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A oitiva começou às 14h15 (horário de Brasília).

Cid foi chamado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para depor como testemunha de acusação dos réus dos núcleos 2,3 e 4 do processo sobre a trama golpista ocorrida no governo de Jair Bolsonaro.

Por ter assinado acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF), o militar responde ao processo em liberdade, mas é obrigado a prestar os esclarecimentos.

O depoimento é realizado por videoconferência. Por determinação do ministro, não são permitidas fotos, gravações de áudio e vídeo nem transmissão ao vivo. Contudo, os advogados dos acusados e a imprensa podem acompanhar o depoimento.

O processo da trama golpista entra em uma nova fase nesta semana. A partir de amanhã (15), começam a depor as testemunhas indicadas pelos réus que fazem parte dos três núcleos. Os depoimentos devem seguir até o dia 23 de julho.

No mês passado, o STF realizou os depoimentos das testemunhas do núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados.

Confira os acusados que fazem parte dos núcleos da trama golpista:

Núcleo 1


Núcleo 2


Núcleo 3


Núcleo 4