Carro de 1930 é reformado e vai virar atração no sul do Brasil
Ford Tudor, que estava todo enferrujado, agora vai fazer parte de um parque em Nova Petrópolis (RS)
REFORMA DE CARROSUm carro antigo, que ficou anos parado e todo estragado, foi reformado e agora vai ser uma das principais atrações de um novo parque. É o Ford Tudor 1930, um modelo com quase 100 anos. Ele estará exposto no Model A Village, que está sendo montado em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. A inauguração está marcada para dezembro de 2025.
O carro foi encontrado em Minas Gerais, depois levado até Concórdia, em Santa Catarina, onde passou por um conserto completo. Quando chegou na oficina, estava muito enferrujado e sem mais da metade das peças. Não andava e parecia impossível de arrumar.
Mas uma equipe especializada assumiu o desafio e traba lhou por um ano inteiro para deixar o carro quase igual ao que era quando saiu da fábrica.
Reforma peça por peça - A primeira etapa foi desmontar o carro inteiro. As peças que ainda podiam ser aproveitadas foram consertadas. As que não tinham mais jeito foram substituídas por outras novas. O motor e o câmbio também foram arrumados.
A pintura seguiu a cor original do carro, um vermelho escuro, meio puxado para o marrom, chamado Blueberry. A equipe teve o cuidado de manter tudo o mais parecido possível com o original.
No fim da reforma, o carro ficou em ótimo estado — melhor até do que era quando foi fabricado.
Peças vieram de fora - Como o carro é muito antigo, muitas peças precisaram vir dos Estados Unidos. Foram trazidas peças como volante, faróis, buzina, tampa do tanque, velocímetro e maçanetas.
Mas o lado bom é que hoje em dia o Brasil tem mais oficinas que trabalham com esse tipo de carro e já dá para encontrar várias peças por aqui também. Isso tem ajudado muita gente a realizar o sonho de restaurar um carro antigo.
Um carro que marcou época - O Ford Tudor foi um dos modelos mais populares da Ford no final dos anos 1920 e começo dos anos 1930. O nome "Tudor" vem do inglês e quer dizer "duas portas".
Era um carro fechado, com espaço para até cinco pessoas. Tinha um design moderno para a época, com linhas arredondadas. Uma das grandes novidades era o vidro da janela que abaixava, coisa rara naquele tempo.
O motor era forte para a época, com quatro cilindros e câmbio de três marchas. Rodava bem tanto em estrada de terra quanto nas ruas das cidades.
Vai poder ser visto de perto - Quem quiser ver o carro de perto poderá visitar o Model A Village a partir de dezembro de 2025, quando o parque será inaugurado em Nova Petrópolis (RS). Mas antes disso, o carro já será exibido de 22 a 24 de agosto, na Expoclassic 2025, em Novo Hamburgo.
O carro fará parte de uma exposição com 40 veículos antigos. O objetivo é preservar a história dos carros e mostrar como era o transporte quase 100 anos atrás.
A reforma do Ford Tudor mostra que com cuidado, paciência e amor pelos carros antigos, é possível trazer de volta a beleza desses modelos históricos.