Redação | 07 de julho de 2025 - 10h15

3º edição do Bonito CineSur acontece neste mês com mais de 200 filmes e entrada gratuita

A edição deste ano será marcada pela exibição de mais de 200 filmes, entre curtas e longas-metragens de países sul-americanos, incluindo produções inéditas no Brasil

FESTIVAL DE CINEMA
A terceira edição do evento cultural irá acontecer de 25 de julho a 2 de agosto - (Foto: Diego Cardoso)

A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, já se prepara para receber a terceira edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito, que será realizada entre os dias 25 de julho e 2 de agosto de 2025. Com entrada gratuita e programação diversificada, o festival deve movimentar o cenário cultural da região e atrair cineastas, estudantes e amantes do cinema de todo o país.

A edição deste ano será marcada pela exibição de mais de 200 filmes, entre curtas e longas-metragens de países sul-americanos, incluindo produções inéditas no Brasil. O evento consolida Bonito como um novo polo de exibição e produção audiovisual, unindo cinema, cultura, meio ambiente e turismo.

Em 2024, o evento reuniu cerca de 5 mil pessoas e exibiu 42 filmes - (Foto: Rafael Rodrigues)

O festival conta com cinco mostras competitivas:

As obras selecionadas concorrerão a prêmios em dinheiro e ao Troféu Pantanal, símbolo do evento. Haverá também votação do júri popular, além de premiações técnicas.

Dira Paes anuncia vencedores do Bonito CineSur de 2024

Formação e debate

Além das exibições, o Bonito CineSur oferece uma ampla programação paralela com oficinas, painéis, debates e rodas de conversa com realizadores da América do Sul. As ações educativas visam promover o intercâmbio cultural e estimular o pensamento crítico sobre o audiovisual contemporâneo.

Expansão e expectativa

Em 2024, o evento reuniu cerca de 5 mil pessoas e exibiu 42 filmes. A expectativa para este ano é superar esse número, com uma programação ampliada e maior participação de produções latino-americanas. A curadoria é assinada por nomes de peso do audiovisual sul-americano, como Nilson Rodrigues, Andrea Freire e Rodrigo Fonseca.

Acesso e inclusão

Com todas as atividades abertas ao público, o Bonito CineSur reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, ampliando o contato da população sul-mato-grossense com o cinema de qualidade.

A programação completa será divulgada nos próximos dias no site oficial bonitocinesur.com.br.

Bonito CineSur 2025